Porto de Angra dos Reis
História
O Porto de Angra dos Reis surgiu com a crescente necessidade de exportação do café proveniente da região do Vale do Paraíba, verificada a partir de 1923.
Porém, as suas atividades só vieram a ser efetivamente iniciadas em 1932, quando a movimentação de carga por via marítima consistia basicamente de importações
de carvão e madeira. Com a criação da Companhia Siderúrgica Nacional
- CSN, em 1945, o Porto de Angra dos Reis passou a receber o carvão oriundo de Imbituba -SC, em fluxos estáveis até o ano de 1963, quando o abastecimento do produto para a usina passou a ser efetuado via rodoviária.
Em função dessa mudança o porto, a partir de 1970, converteu-se basicamente num pólo exportador de produtos siderúrgicos da CSN, além de importador de trigo.
A partir de 30 de abril de 1976, nos termos do Decreto nº 77.534, extinguia-se a concessão de administração e exploração do porto outorgada ao Governo Estadual, sendo então transferida para a Companhia Docas do Rio de Janeiro.
Embora dispondo de perfeita integração entre os modais de transporte marítimo, ferroviário e rodoviário, o Porto de Angra dos Reis permanece exercendo, essencialmente, as funções de exportador de produtos siderúrgicos e granito, além de importador de trigo para abastecer o Moinho Sul Fluminense.
Atuação
Situado em uma das mais belas regiões do Estado do Rio de Janeiro, com perfeita integração entre os modais de transporte marítimo, ferroviário e rodoviário, o Porto de Angra dos Reis exerce importante papel na movimentação de cargas e granéis e no apoio offshore relacionado às atividades de prospecção da Bacia de Santos.