Docas do Rio participa do seminário “Tecnologia Verde para Oceanos Sustentáveis”

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Autoridade Portuária, que administra os Portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis participou, nesta quinta-feira (24), do seminário Green Technology for Sustainable Oceans (Tecnologia Verde para Oceanos Sustentáveis), realizado pela Embaixada da Noruega no Brasil e pelo Consulado Geral no Rio de Janeiro com representantes de empresas e autoridades norueguesas e brasileiras.

Foto: Vitor Marigo / Consulado da Noruega

O seminário, que acontece no veleiro Statsraad Lehmkuhl, atracado no Terminal Internacional de Cruzeiros, no Porto do Rio de Janeiro, e faz parte da expedição One Ocean, em prol de oceanos sustentáveis, contou com a presença da superintendente de Sustentabilidade do Negócio, Gabriela Adriana Pinell Campagna. Durante o evento,  Gabriela se reuniu com o Embaixador da Noruega no Brasil, Odd Magne Ruud e com a Cônsul Geral da Noruega no Rio de Janeiro,  Marianne Fosland.

A expedição One Ocean é uma viagem ao redor do planeta organizada pela Statsraad Lehmkuhl Foundation em parceria com o governo norueguês, universidades, cientistas e empresas. O veleiro, de 98 metros de comprimento,  partiu em agosto de 2021 da Noruega, para onde vai retornar em abril de 2023, após dar a volta ao mundo. Até essa data, terá navegado 55 mil milhas náuticas durante cerca de 19 meses e visitado 36 portos em diferentes países. Parte da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2020-2030), lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a expedição norueguesa tem como principal objetivo chamar a atenção e compartilhar conhecimento sobre o papel crucial dos oceanos para um futuro sustentável numa perspectiva global.

Segundo a superintendente Gabriela Campagna, com a adesão da CDRJ à Rede Brasil Pacto Global da ONU, a Companhia tem buscado cada vez mais se inteirar das mais novas tecnologias para o setor, visando fomentar, como Autoridade Portuária, a preservação dos oceanos e operações marítimas conscientes. Para Gabriela, a participação no evento possibilitou o compartilhamento de conhecimentos capazes de contribuir para o nosso progresso em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Por ASSCOM

divisor