PortosRio marca presença no ENCOMEX 2025

A PortosRio participou do ENCOMEX 2025, um dos maiores eventos do comércio exterior do país. Realizado no auditório do Sebrae/RJ, nos dias 17 e 18 de julho, o encontro reuniu autoridades, especialistas e lideranças do setor para debater tendências globais e fortalecer a presença do Brasil no mercado internacional.

Encomex 2025 1

Durante a cerimônia de abertura, o presidente da PortosRio, Francisco Martins, destacou a importância dos portos no processo de exportação e o crescimento da carga conteinerizada no Porto do Rio de Janeiro: "O papel dos portos, notadamente dos portos do Rio de Janeiro, é fundamental nesse processo logístico. Somos o elo final da cadeia, permitindo a saída de tudo o que é exportado. Só no ano passado, registramos um crescimento de 70% na carga conteinerizada e, neste ano, o primeiro quadrimestre já aponta um aumento de 27% nesse tipo de carga."

encomex 2025 2

Ainda no primeiro dia do evento, Leandro Lima, superintendente de Gestão Portuária dos Portos do Rio, Niterói e Forno, participou do painel “A Economia Azul no Comércio Exterior Brasileiro - Importância do Transporte Marítimo para maior eficiência e sustentabilidade da logística no Brasil”. Ele ressaltou o papel estratégico dos portos não apenas na cadeia logística, mas também como indutores de desenvolvimento, inovação e projetos sustentáveis: "É importante avançar em iniciativas que reduzam as emissões de CO₂, alinhadas à agenda verde, além de promover ganhos sociais e maior eficiência logística. O uso mais intenso dos corredores aquaviários contribui para diminuir impactos no trânsito, garantindo uma logística mais sustentável e econômica."

encomex 2025 4

Com o tema “Brasil e o mundo: uma conexão sem limites”, o ENCOMEX 2025 contou com uma programação intensa voltada à internacionalização, economia azul, soft power, novos acordos comerciais, inteligência de mercado, digitalização e outras oportunidades estratégicas para o comércio exterior brasileiro.

A PortosRio segue comprometida com a integração logística, a competitividade portuária e o desenvolvimento do comércio global.

Por ASSCOM
 

divisor