Docas do Rio participa do principal congresso do setor portuário na América Latina

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), responsável pela administração dos Portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis, participa do XXIX Congresso Latino-Americano de Portos – AAPA Latino 2021, em Cartagena, na Colômbia, e, na ocasião, recebeu o certificado de filiação à Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA), que organiza o evento em parceria com o grupo Puerto de Cartagena. O congresso começou na segunda-feira (29), quando aconteceu uma visita técnica ao porto anfitrião, e termina na quarta-feira (1º).  

Representada pelo diretor-presidente, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, pelo diretor de Negócios e Sustentabilidade, Jean Paulo Castro e Silva, e pela superintendente de Sustentabilidade do Negócio, Gabriela Campagna, a Docas do Rio divide um espaço comercial de exposição com outras Autoridades Portuárias como a Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba), Portos do Rio Grande, Portos do Paraná, Porto de Vitória e Santos Port Authority (SPA). A comitiva brasileira conta também com a presença do Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni.  

No segundo dia do evento, terça-feira (30), foi realizada uma entrega simbólica, aos diretores da Docas do Rio, do certificado de adesão da companhia à AAPA, que representa mais de 130 Autoridades Portuárias Públicas nos Estados Unidos, Canadá, Caribe e América Latina. O diretor-presidente da Docas do Rio, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, acredita que “a filiação da companhia à entidade promove uma aproximação com autoridades portuárias de muitos países, o que pode gerar benefícios mútuos” e destaca que “a AAPA é uma instituição secular que promove os interesses comuns da comunidade portuária, conta com um programa de formação e capacitação interessante aos profissionais do setor e fomenta o desenvolvimento portuário em diversas áreas como comércio, transporte, segurança, infraestrutura e meio ambiente”. 

Segundo os organizadores, o congresso reúne mais de 400 líderes portuários e especialistas internacionais em gestão portuária de 30 países, fazendo com que o fórum se destaque como o mais importante encontro de negócios do setor. O objetivo é debater perspectivas para o futuro do comércio exterior, do transporte marítimo e dos portos e apresentar investimentos e projetos. Com isso, o evento é considerado uma grande oportunidade de ampliar a rede de contatos, se atualizar sobre o setor portuário e promover as relações comerciais.  

Por ASSCOM

divisor