Novo retorno no Porto do Rio de Janeiro melhora mobilidade urbana

Na última quinta-feira (18), foi aberta ao tráfego de veículos a agulha de retorno na Avenida Rio de Janeiro, no Bairro do Caju, deixando de ser necessário que os motoristas dirijam até o Viaduto de Benfica para retornar ao Centro ou Zona Sul. O novo retorno, custeado pelos terminais do Porto do Rio de Janeiro, melhora a mobilidade urbana da cidade, ‘desafogando’ o trânsito da Região Portuária, que é intenso por causa do porto, do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), das duas alças de subida da Ponte Rio x Niterói e por ser início e fim da Avenida Brasil. 

Os terminais portuários ICTSI Rio Brasil 1, MultiRio Operações Portuárias, Multi-Car Rio Terminal de Veículos, Triunfo Logística e o Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Rio de Janeiro (Sindoperj) custearam as obras de construção do novo retorno. O projeto teve o apoio da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Autoridade Portuária que administra o Porto do Rio de Janeiro, e da Associação Brasileira dos Usuários dos Portos, de Transportes e da Logística (Logística Brasil). Contou ainda com a aprovação da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (CDURP), da Coordenadoria de Gestão de Projetos (CGP), da Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva) e da Companhia de Engenharia de Tráfego do RJ (CET-Rio).  

É importante ressaltar que, como o novo retorno tem limitação de altura (3,30m) por causa da estrutura do viaduto que dá acesso à Ponte Rio x Niterói, é proibido o tráfego de caminhões e ônibus por ele. Além de possuir a melhor sinalização viária da cidade, o retorno conta com sensores e luzes de aviso de excesso de altura, bem como um pórtico de sacrifício extremamente resistente, cuja função é evitar o choque de qualquer veículo, incompatível em termos de altura, com a estrutura do viaduto. Quem estiver trafegando pela Avenida Rio de Janeiro, junto ao muro do Porto do Rio de Janeiro, pode acessar o novo retorno cerca de 200 metros após o Portão nº 24, pegar outra pista sentido Zona Oeste, entrar à esquerda no Largo Eng. Leonel Trota e pegar a Avenida Brasil novamente, no sentido Centro. 

Por ASSCOM

divisor