Docas do Rio marca presença no Fórum Brasil Export

Nesta terça-feira (28), diretores da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Autoridade Portuária que administra os Portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis, estiveram presentes no primeiro dia do Brasil Export 2021 - Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária. O evento, transmitido online pela plataforma Zoom, diretamente de Brasília, conta com ampla programação técnica e participação de representantes das principais instituições públicas e privadas do setor logístico-portuário.

Como presidente do Conselho do Sudeste Export, o diretor de Gestão Portuária da Docas do Rio, Mário Povia, fez a abertura e o encerramento do ‘Momento Sudeste Export’. O painel teve por objetivo fazer um balanço dos seis eventos realizados ao longo de 2021. “Quero parabenizar o Fabrício Julião pela organização dos Fóruns, que são uma grande oportunidade para rever os amigos, buscar o diálogo e debater o cenário portuário nacional, que está preparado para crescer ainda mais. Elegemos grandes temas, incluindo a questão das cargas mineiras e toda a hinterlândia dos portos do Sudeste, e alcançamos as expectativas. Vamos pensar agora nos próximos passos, com a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) como anfitriã em 2022”, destacou Mário Povia.

O diretor-presidente da Docas do Rio, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, afirmou que “é uma satisfação participar do evento nesse novo formato híbrido, que chegou para ficar e que foi um sucesso absoluto de público, e foi uma honra ser anfitrião do Sudeste Export no Rio de Janeiro”. O presidente Laranjeira ressaltou que, “apesar da pandemia, esse ano foi muito bom para a Docas do Rio, tanto em relação à movimentação de cargas, como em termos de faturamento, o que é excelente para o Estado e toda a população”.

Para o diretor de Negócios e Sustentabilidade da Docas do Rio, Jean Paulo Castro e Silva, “o Brasil Export tornou-se muito relevante em dois anos, com discussões importantes para o setor portuário, que nos enriquecem e nos fazem entender o quanto nosso trabalho é sério e o quanto o setor merece essa gestão comprometida em prover a infraestrutura portuária que o comércio exterior precisa para tornar o Brasil mais forte e competitivo”.

Também participaram do ‘Momento Sudeste Export’ o presidente da Codesa, Julio Castiglioni; o membro do Conselho de Administração da Docas do Rio, Carlos Portella; o diretor regulatório de mineração da Vale, Comandante Roberto Almeida; e Arionor Souza, do Conselho Nacional de Praticagem (Conapra), sendo os três últimos conselheiros do Sudeste Export.

O Fórum Brasil Export, realizado pelo Centro de Estudos em Logística, Transportes e Comércio Exterior (CEBE) do Brasil Export, debate temas como transformação digital, governança, sustentabilidade e reformas estruturantes de impacto para o desenvolvimento econômico do país. A edição nacional do evento sintetiza as atividades realizadas ao longo do ano, entre elas a promoção de mais de 40 lives e seis fóruns regionais, que reuniram mais de 300 debatedores e 12,5 mil espectadores ao longo do ano.

Confira a agenda do Brasil Export 2021: 
https://forumbrasilexport.com.br/blog/brasil-export-2/programacao/

Por ASSCOM

divisor
Type of News