Docas do Rio participa de webinar sobre implantação de VTMIS nos portos

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Autoridade Portuária que administra os Portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis, participou, na sexta-feira (24), do 14º webinar do Congresso Internacional de Desempenho Portuário (CIDESPORT). O evento CIDESPORT Entrevista, que tem por objetivo disseminar conhecimentos sobre o setor portuário, foi transmitido online pela plataforma YouTube e, nesta edição, teve como tema a “Implantação de VTMIS (sigla inglesa para Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações) para monitoramento do tráfego aquaviário: o caso dos Portos do Rio de Janeiro”.  

O gestor de VTMIS da Docas do Rio, Marcelo Villas-Bôas, que conduz a implantação do VTMIS nos portos do Rio de Janeiro/Niterói e de Itaguaí, foi entrevistado por Ademar Dutra, que é professor da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e coordenador geral do CIDESPORT. Durante sua apresentação, Villas-Bôas explicou que o projeto está sendo implantado por etapas, sendo que a primeira fase – Local Port Service (LPS) – será concluída até o final do primeiro trimestre de 2022.   

Em seguida, Villas-Bôas detalhou a arquitetura de instalações e equipamentos necessários para a implantação do VTMIS, tais como câmeras ópticas (convencionais) e termais, radares e sensores meteorológicos e oceanográficos, entre outros, que vêm sendo adquiridos pela Autoridade Portuária, para serem instalados nas estações remotas do VTMIS localizadas em diversas Organizações Militares da Marinha do Brasil (MB), graças a um convênio firmado com a Autoridade Marítima. O gestor ressaltou que o sistema vai cobrir toda a Baía de Guanabara e não somente a área do porto organizado, devendo ser integrado ao Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz) da MB.  

Outra parceria em benefício do projeto, destacada por Villas-Bôas, foi realizada por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com as Universidades Federais do Rio Grande (FURG) e do Rio de Janeiro (UFRJ) para acesso às informações das boias meteo-oceanográficas do Sistema de Monitoramento da Costa Brasileira (SiMCosta), que fornecem medições das condições ambientais como ondas, correntes, ventos, temperatura etc. O gestor salientou também que o projeto é incentivado pelos principais terminais do Porto do Rio de Janeiro – ICTSI Rio, MultiRio e Triunfo Logística, com a participação ativa das empresas arrendatárias.  

Villas-Bôas informou ainda que, outro motivo para a implantação de um sistema tão complexo de medidas meteo-oceanográficas diz respeito à implantação do sistema de calado dinâmico para que o porto possa operar com navios de maiores calados. Por fim, o gestor discorreu sobre as próximas fases da implantação do VTMIS, sobre o andamento do projeto no Porto de Itaguaí e respondeu a perguntas do apresentador e dos espectadores do webinar, que teve mais de uma centena de visualizações.   

Saiba mais – O VTMIS é um auxílio eletrônico à navegação, com capacidade de monitoramento do tráfego aquaviário, ampliando a segurança da navegação e a proteção ao meio ambiente por meio da identificação, da monitoração e do planejamento da movimentação das embarcações, de divulgação de informações e assistência ao navegante, contribuindo para o aumento da eficiência do tráfego marítimo, com reflexo direto nas atividades operacionais dos portos, além do cumprimento de padrões marítimos internacionais.  

Assista à apresentação completa no link: https://www.youtube.com/watch?v=n4nZFLZGzAU

Por ASSCOM

Video
divisor
Type of News