Docas do Rio participa de Missão Internacional em Portugal

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) está participando da “Missão Internacional Brasil Export” em Portugal, entre os dias 7 e 10 de março. Ao longo desta semana, a comitiva brasileira está realizando visitas técnicas aos portos portugueses de Aveiro, Leixões, Setúbal, Lisboa e Sines, com o objetivo de ampliar as relações comerciais, trocar experiências e conhecer as melhores práticas e novas tecnologias. 

Com o aval do Ministério da Infraestrutura (MInfra), o diretor de Negócios e Sustentabilidade da Docas do Rio, Jean Paulo Castro e Silva, está representando a Autoridade Portuária, responsável pela administração dos Portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis. A comitiva também conta com representantes do MInfra, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), de outras Autoridades Portuárias, além de empresas privadas e entidades que atuam no setor portuário e de transportes no Brasil.  

Durante as visitas realizadas na última segunda-feira (7), os executivos dos Portos de Aveiro e Leixões destacaram que o desenvolvimento dos portos passa pela adoção de novas tecnologias e por uma maior participação das respectivas comunidades empresariais em suas gestões. O Distrito de Aveiro cumpre papel importante para a economia portuguesa ao estimular o desenvolvimento da indústria de transformação, com a formação de clusters de cerâmica, calçados, produção metalmecânica, bioenergia, construção naval e vinhos. Já o Porto de Leixões está aperfeiçoando a infraestrutura, diversificando os negócios e adotando as boas práticas de governança ambiental.  

A direção e a comunidade portuária de Setúbal receberam, na última terça-feira (8), o grupo de agentes públicos e privados que integram a missão internacional. A dinâmica de intercâmbio entre os profissionais das duas nações incluiu apresentações sobre as principais características do porto local, troca de informações sobre os desafios para o futuro e uma visita técnica aos terminais roll-on-roll-off e multiuso. As lideranças que atuam no Porto de Setúbal enfatizaram a urgência de melhorar os acessos ferroviários, aprimorar as condições de navegabilidade, desenvolver uma cultura sustentável do mar e promover uma revolução energética.  

Nesta quarta-feira (9), a comitiva brasileira está visitando o Porto de Lisboa. A programação será encerrada no dia 10, após encontro com o ministro português das Infraestruturas. A Missão Internacional é promovida pelo Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária - Brasil Export, que organizou toda a agenda de visitas técnicas. 

Para mais detalhes sobre a Missão Internacional em Portugal acesse os informativos BE News:

BE_08MAR22  (PDF, 2.64 MB)

BE_09MAR22  (PDF, 1.13 MB)

Fotos: Brasil Export

divisor