Guarda Portuária reforça segurança nos Portos do Rio de Janeiro e Itaguaí

A PortosRio tomou a iniciativa de intensificar a atuação da Guarda Portuária nos Portos do Rio de Janeiro e Itaguaí a partir desta quinta-feira (dia 2), aumentando os efetivos e os patrulhamentos. Essa decisão está alinhada com o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em portos e aeroportos do Rio de Janeiro e São Paulo, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quarta-feira (dia 1º). 

gpor

De acordo com o diretor-presidente da PortosRio, Francisco Martins, “a Autoridade Portuária e o Ministério de Portos e Aeroportos se integram à estratégia do Governo Federal, somando esforços com a força nacional dos Ministérios da Justiça e da Defesa para garantir a máxima segurança nos portos”. As ações da Guarda Portuária nos portos organizados serão coordenadas com a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro e o Comando do 1º Distrito Naval, que também atuarão nos acessos aquaviários aos portos e poderão realizar inspeções navais. 

O objetivo das medidas adicionais é reforçar a proteção das instalações portuárias, dos navios atracados e das equipes envolvidas nas operações. O superintendente da Guarda Portuária, José Tadeu Diniz, destacou que “as ações incluem o patrulhamento marítimo do Grupamento de Ações Extraordinárias da Guarda Portuária, o incremento nos efetivos em 50% e a intensificação das revistas de veículos e das rondas nas áreas restritas”.

telas do cccsp

Além disso, a Guarda Portuária aumentará o monitoramento do contrabordo dos navios atracados por meio do Centro de Comando e Controle de Segurança Portuária (CCCSP). Também coordenará ações nos terminais arrendados em conjunto com a segurança privada das empresas arrendatárias e reforçará a fiscalização nos veículos de fornecimento de consumo a bordo.

O GLO terá duração até maio de 2024 e abrangerá, além dos portos do Rio de Janeiro e Itaguaí, o Porto de Santos e os aeroportos de Guarulhos e Galeão. A medida estabelece a criação de uma operação integrada de combate ao crime organizado com a participação de diversas forças, incluindo Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército, Aeronáutica e Marinha.

Por ASSCOM

divisor