VTMIS da Docas do Rio é tema de Relato Técnico em congresso portuário

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) participou online, na última quarta-feira (27), do VIII CIDESPORT – Congresso Internacional de Desempenho Portuário, com um Relato Técnico sobre a implementação do VTMIS (sigla inglesa para Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações) nos Portos do Rio de Janeiro/Niterói. A apresentação foi conduzida por Nathalia Vidal e Tatiana Briglia, estudantes de Oceanografia que estagiam na Autoridade Portuária, sob a chefia do Gestor de VTMIS, Marcelo Villas-Bôas.  

Nathalia Vidal explicou que o projeto está sendo implantado por etapas e que a primeira fase – Local Port Service (LPS) - será concluída até o fim do primeiro trimestre de 2022. Em seguida, ela detalhou a arquitetura das instalações e equipamentos necessários para a implantação do VTMIS, tais como câmeras, radares e sensores, que serão instalados nas estações remotas localizadas em diversas Organizações Militares da Marinha do Brasil (MB), conforme um convênio firmado com a Autoridade Marítima, visando a cobertura de toda a Baía de Guanabara.  

Tatiana Briglia abordou outra parceria em benefício do projeto, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com as Universidades Federais do Rio Grande do Sul (FURG) e do Rio de Janeiro (UFRJ), para acesso às informações das boias meteo-oceanográficas do Sistema de Monitoramento da Costa Brasileira (SiMCosta), que fornecem medições das condições ambientais como ondas, correntes, ventos, temperaturas etc. Ela informou que esses dados também servirão ao sistema de calado dinâmico Redraft para que o Porto do Rio de Janeiro possa operar com navios de maiores calados.  

O VTMIS é um auxílio eletrônico à navegação, com capacidade de monitoramento do tráfego aquaviário, ampliando a segurança da navegação e a proteção ao meio ambiente por meio da identificação, da monitoração e do planejamento da movimentação das embarcações, de divulgação de informações e assistência ao navegante, contribuindo para o aumento da eficiência do tráfego marítimo, com reflexo direto nas atividades operacionais dos portos, além do cumprimento de padrões marítimos internacionais.  

O CIDESPORT, que acontece até sexta-feira (29) em formato online, com transmissão pela plataforma Zoom, é organizado pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e com a Universidade de Valencia – Espanha. O evento tem por objetivos estimular a discussão sobre o desempenho do setor portuário, disseminar e explorar as boas práticas de gestão do setor e promover maior integração entre a comunidade científica e os gestores portuários.  

Por ASSCOM

divisor
Type of News