Ação Social beneficia 100 pescadores da Baía de Guanabara

A Baía de Guanabara recebeu a 5ª edição da Ação Social dos Pescadores Artesanais, nesta sexta-feira (15). Os 100 pescadores previamente cadastrados pelas colônias da região foram beneficiados com o evento, que foi coordenado pela Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ), com a participação da PortosRio, responsável pela administração dos Portos do Rio de Janeiro e de Niterói. 

aerea

Com o apoio de dezenas de empresas privadas, órgãos públicos e entidades, essa iniciativa das Autoridades Marítima e Portuária reúne esforços em prol do ordenamento do tráfego aquaviário, segurança da navegação e preservação do meio ambiente. O objetivo da ação social foi conscientizar a comunidade pesqueira sobre essas questões, auxiliar os pescadores na regularização de suas embarcações junto aos órgãos competentes e fornecer doações de materiais de pesca, equipamentos de segurança, além de cestas básicas.

portosrio e cprj

O evento aconteceu em três embarcações, no complexo da Base Naval do Mocanguê. Na embarcação Jaçanan, após o café da manhã, foram realizadas palestras da Marinha, Guarda Portuária, Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e Praticagem. Já na balsa Camorim, foram realizadas as vistorias para emissão de documentos e regularização das embarcações. No navio Bahia, ocorreu a entrega dos kits, que incluíram itens como coletes salva-vidas, boias, luvas de poliamida, lanternas noturnas, faixas adesivas reflexivas e isopores térmicos. Além disso, cartilhas sobre “Práticas no Mar” foram distribuídas.

doações

Durante sua apresentação, o superintendente da Guarda Portuária, José Tadeu Diniz, explicou aos pescadores sobre a atuação do Grupamento de Ações Extraordinárias (GAEX) no patrulhamento marítimo: “Promovemos a remoção de embarcações dos canais para minimizar o risco de acidentes e evitar prejudicar o acesso dos navios na área do porto organizado, que é de responsabilidade da Autoridade Portuária. É ela que autoriza a entrada e a saída desses navios, bem como a atracação e desatracação, fundeio e tráfego. Convivemos todos nesse mesmo espaço, e é importante não deixar para sair dos canais na última hora para não correr um risco desnecessário”.  

diniz na palestra

A ação conjunta contou com a colaboração das seguintes empresas e entidades: Airsea Logistics, Ambipar, AWS Service, Camorim Serviços Marítimos, Cosan, Dialcar Serviços Marítimos, Equipemar Engenharia e Serviços, GeoBio, Garbois+Melo Advogados, Guarda Portuária, Grupo Mapma, Ibama, Imapor, Inea, Jarle Company, LMA, Locar, MacLaren Green Ports, Multiterminais Logística Integrada, Nobrudrone Photograph, Olana Agência Marítima, OrionRodos, Posto Golfinho, Refit, Renave, Rio Brasil Terminal, Praticagem-RJ, 3S Seashore Solutions, SindaRio, Sindiporto Brasil, Sindoperj, Shipping Consultoria – PSSA Porto, Sampaio Silva – Advogados, Starnav Serviços Marítimos, Trekking Technology, Triunfo Logística, Ulysses Navegações e Wilson Sons. 

todos os organizadores e colaboradores juntos
Por ASSCOM

divisor