Guarda Portuária recebe orientações sobre assédio e discriminação

A última palestra desta edição do Grupo Itinerante de Instrução e Orientação Social da PortosRio foi direcionada à Guarda Portuária, com foco na conscientização sobre assédio e discriminação. O evento aconteceu no Centro de Comando e Controle de Segurança Portuária (CCCSP) do Porto do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (14).

Os integrantes da Guarda Portuária presentes no encontro serão responsáveis por compartilhar as orientações com seus colegas na mesma área de atuação. Eles receberam informações detalhadas, incluindo definições e exemplos práticos de comportamentos e falas que podem ser caracterizados como assédio ou discriminação no ambiente de trabalho. Além disso, foram apresentadas diretrizes para prevenção, suporte e denúncia dessas práticas, visando combater condutas inaceitáveis e promover a conscientização sobre direitos e responsabilidades dos colaboradores.

As apresentações foram conduzidas pelos membros do grupo, que representam diversas áreas da Autoridade Portuária: Ouvidoria-Geral, Gerência de Compliance e Riscos, Comissão de Ética, Corregedoria, Comitê de Gênero e Diversidade, Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio. Essa iniciativa reflete o compromisso da empresa em criar um ambiente de trabalho saudável, inclusivo e respeitoso, onde todas as formas de assédio e discriminação são firmemente condenadas. 

Ao longo das cinco palestras realizadas durante este ciclo do Grupo Itinerante, foi divulgado o "Guia Lilás: Orientações para Prevenção do Assédio Moral, Sexual e Discriminação no Governo Federal," desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU). A disseminação desse material, por meio das apresentações e do canal interno de comunicação da companhia, representa um passo importante no trabalho de conscientização e prevenção. 

Para acessar o Guia Lilás, clique NESTE LINK

divisor