Porto de Niterói recebe orientações sobre assédio durante palestra do Grupo Itinerante

No último dia 31, o Porto de Niterói sediou o quarto encontro do Grupo Itinerante de Instrução e Orientação Social da PortosRio. Quinze colaboradores do porto participaram das palestras, cujo foco deste ano é a conscientização e prevenção do assédio moral e sexual.

A iniciativa do Grupo Itinerante da PortosRio reflete o compromisso da empresa em criar um ambiente de trabalho saudável, inclusivo e respeitoso, onde todas as formas de assédio e discriminação são rigorosamente condenadas. As apresentações foram conduzidas por representantes de diversas áreas, incluindo a Ouvidoria-Geral, Gerência de Compliance e Riscos, Comissão de Ética, Corregedoria, Comitê de Gênero e Diversidade, Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio.

Nesta edição do evento, o grupo está promovendo o "Guia Lilás: Orientações para Prevenção do Assédio Moral, Sexual e Discriminação no Governo Federal," desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU). Este material está disponível no canal interno da empresa, oferecendo definições claras e exemplos práticos de comportamentos e falas que podem ser caracterizados como assédio ou discriminação no ambiente de trabalho. Além disso, o guia apresenta diretrizes para prevenção, suporte e denúncia, fornecendo informações relevantes para combater essas condutas inaceitáveis e conscientizar os colaboradores sobre seus direitos e responsabilidades.

Após a realização de palestras nos quatro portos administrados pela PortosRio, o Grupo realizará mais quatro encontros neste mês de setembro, direcionados a turmas da Guarda Portuária, completando a cobertura de todas as unidades da companhia. 

Por ASSCOM

divisor