Grupo Itinerante da PortosRio leva orientações sobre assédio ao Porto de Itaguaí

O Grupo Itinerante de Instrução e Orientação Social da PortosRio realizou o terceiro encontro deste ano na última terça-feira (29), no auditório do prédio administrativo do Porto de Itaguaí. Cerca de 40 colaboradores lotados na unidade participaram das palestras que, neste ano, têm foco na conscientização e prevenção do assédio moral e sexual.

As apresentações foram conduzidas pelos membros do grupo, que representam diversas áreas da Autoridade Portuária: Ouvidoria-Geral, Gerência de Compliance e Riscos, Comissão de Ética, Corregedoria, Comitê de Gênero e Diversidade, Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio.

Até o mês de setembro, estão programados mais cinco encontros para abranger todas as unidades da companhia. As próximas sessões estão agendadas para o dia 31 de agosto, no Porto de Niterói, e para os dias 12, 14, 20 e 21 de setembro, destinados a quatro turmas da Guarda Portuária.

Durante o evento, o Grupo tem promovido o "Guia Lilás: Orientações para Prevenção do Assédio Moral, Sexual e Discriminação no Governo Federal", desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU). Esse material encontra-se disponível no canal interno da empresa, oferecendo definições claras e exemplos práticos de comportamentos e falas que podem ser caracterizados como assédio ou discriminação no ambiente de trabalho. Além disso, o guia apresenta diretrizes para prevenção, suporte e denúncia, fornecendo informações relevantes para combater essas condutas inaceitáveis.

grupo itinerante

A iniciativa do Grupo Itinerante da PortosRio demonstra o compromisso da empresa em promover um ambiente de trabalho saudável e respeitoso, onde todas as formas de assédio e discriminação são veementemente condenadas. A disseminação do Guia Lilás é um passo importante para conscientizar os colaboradores sobre seus direitos e responsabilidades, contribuindo para a construção de um ambiente profissional mais inclusivo e seguro.
 

Por ASSCOM

divisor