Orientações sobre assédio chegam ao Porto de Angra através do Grupo Itinerante da PortosRio

O Grupo Itinerante de Instrução e Orientação Social da PortosRio realizou seu segundo encontro deste ano na última terça-feira (22), direcionado aos colaboradores do Porto de Angra dos Reis. Neste ano de 2023, as palestras têm um caráter educativo e preventivo, focando na conscientização contra o assédio moral e sexual.

Durante essas sessões, o Grupo tem divulgado o "Guia Lilás: Orientações para Prevenção do Assédio Moral, Sexual e Discriminação no Governo Federal", estabelecido pela Controladoria-Geral da União (CGU). O material está acessível no canal interno da empresa e oferece definições claras e exemplos práticos de comportamentos e falas que podem ser considerados assédio ou discriminação no ambiente de trabalho. Além disso, o documento fornece diretrizes para prevenção, suporte e denúncia, entre outras informações relevantes para combater essas condutas inaceitáveis.

Fundado no ano passado, o grupo itinerante é constituído por representantes de diversas áreas, incluindo Ouvidoria-Geral, Gerência de Compliance e Riscos, Comissão de Ética, Corregedoria, Comitê de Gênero e Diversidade, Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio. Essa colaboração visa orientar, esclarecer as responsabilidades de cada área, ouvir os funcionários e sanar dúvidas.

Até setembro, o grupo realizará mais seis encontros para abranger todas as unidades da empresa. As próximas apresentações do grupo itinerante estão agendadas para 29 de agosto, no Porto de Itaguaí; 31 de agosto, no Porto de Niterói; e nos dias 12, 14, 20 e 21 de setembro para quatro turmas da Guarda Portuária.

Por ASSCOM

divisor