Auditoria Interna da PortosRio apresenta suas atividades para os demais setores da companhia

Na manhã de sexta-feira (18), o auditório do Porto do Rio de Janeiro esteve repleto com cerca de 70 colaboradores da PortosRio para participar da palestra proferida pela Auditoria Interna (AUDINT) da empresa. O encontro proporcionou um panorama abrangente das atividades primordiais realizadas pela AUDINT, bem como elucidou a importância de sua atuação e de que forma ela se integra a todos os setores da empresa. O evento marcou o início de uma série de apresentações do Programa de Compartilhamento de Conhecimentos (PrCC) da Autoridade Portuária. 

Durante sua exposição, o auditor interno da PortosRio, Carlos André Pulhez, abordou os conceitos fundamentais da Auditoria e do Controle Interno. Ele ressaltou que “é uma responsabilidade coletiva de todos os colaboradores estabelecerem objetivos, gerenciarem riscos e manterem o controle sobre seus processos”. Pulhez também enfatizou que “a missão da Auditoria é propor melhorias contínuas nos processos e controles, visto que a busca pela excelência deve ser incessante”.

Pulhez prosseguiu detalhando as diversas etapas do processo de Auditoria, que englobam o Plano Anual de Auditoria Interna (PAINT), a fase de execução que envolve análise e aplicação de técnicas para avaliar a eficiência dos processos e controles, culminando nos Relatórios de Auditoria Interna, com os resultados, pontos e as recomendações a serem implementadas pelos gestores. Por fim, é feito o monitoramento das recomendações ainda pendentes de saneamento. 

 

auditorio lotado

O resultado de todo esse processo, inclusive os benefícios gerados pela auditoria interna, está evidenciado no Relatório Anual das Atividades de Auditoria Interna - RAINT publicado na página da Auditoria, no site da PortosRio.

Programa de Compartilhamento de Conhecimento

todos os participantes

Apresentações de outras áreas da empresa estão agendadas para este ano. Vladimir Siqueira, gerente de Gestão de Carreiras, setor responsável pelo PrCC, destacou a relevância estratégica dessa iniciativa: “É a PortosRio conhecendo a PortosRio. As palestras são extremamente valiosas, pois permitem que os colaboradores compreendam melhor as principais atividades de cada unidade organizacional da companhia. Essa compreensão gera maior eficiência e agilidade dos processos internos”.

Por ASSCOM

divisor