Nota à Imprensa

A PortosRio, Autoridade Portuária responsável pela administração do Porto do Rio de Janeiro, vem a público esclarecer os acontecimentos relacionados à recente operação da Polícia Federal denominada "Novos Rumos", cujo objetivo foi combater uma organização criminosa envolvida no envio de cocaína à Europa por meio de navios. A operação resultou na apreensão de aproximadamente uma tonelada e meia de cocaína pura, bem como na prisão de indivíduos ligados a esse esquema ilícito.

Em relação às informações divulgadas de que "para ter acesso aos navios de interesse, o grupo contava com o apoio de funcionários contratados do Porto do Rio de Janeiro, que apresentavam as rotas das embarcações atracadas", esclarecemos que esses possíveis colaboradores da organização criminosa não são empregados efetivos da PortosRio. Destacamos que existem várias empresas e prestadores de serviços que atuam na cadeia logística do porto, e a Polícia Federal está investigando o caso.

A PortosRio, por meio de sua Guarda Portuária, está prontamente disponível para colaborar com a Polícia Federal em qualquer medida necessária e mantém uma comunicação direta com a Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (CESPORTOS-RJ). Além disso, gostaríamos de informar que a Guarda Portuária atua na prevenção de crimes na área do Porto Organizado, inclusive monitorando possíveis ações de mergulhadores. Para isso, foram implementadas medidas de segurança efetivas, como o uso de lanchas equipadas com sistemas de comunicação e câmeras térmicas estrategicamente posicionadas, garantindo uma ampla cobertura dos navios durante a noite. 

Reiteramos o compromisso da PortosRio e da Guarda Portuária em colaborar plenamente com as autoridades competentes, como a Polícia Federal e a Receita Federal, no combate ao tráfico de entorpecentes e à atuação de organizações criminosas em nossas instalações portuárias. Estamos totalmente à disposição para cooperar integralmente com as investigações em curso, a fim de esclarecer completamente os fatos relacionados a este caso.

divisor