Guarda Portuária participa de exercício sobre transporte de material nuclear

A Guarda Portuária da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) participou, nos últimos dias 22 e 23 de setembro, do 1º Exercício Binacional sobre Transporte de Material Nuclear. O evento foi conduzido pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-PR), por meio do Departamento de Coordenação do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (DCSipron), com o Departamento de Energia (DOE) dos Estados Unidos, por meio do Escritório Internacional de Segurança Nuclear (INS).

O Exercício ocorreu de forma virtual e remota, com apoio da plataforma SCRIBE 3D, onde foram simulados incidentes, em realidade virtual, com o propósito de treinar respondedores brasileiros e norte-americanos no caso de eventos de segurança nuclear.

Cerca de 80 participantes, representando em torno de 30 instituições brasileiras e americanas, debateram assuntos na área de transporte nuclear, tais como: planejamento de sistemas de proteção física; sabotagem de transporte de material nuclear; engajamentos táticos durante respostas marítima e terrestre; resposta radiológica e comando e controle.

Segundo informações divulgadas pelo GSI-PR, os objetivos da atividade foram plenamente alcançados, com intercâmbio de conhecimentos entre os representantes das agências participantes. O exercício possibilitou maior reflexão sobre eventuais lacunas de planejamentos e aprimoramentos no transporte de material nuclear.

Por ASSCOM

divisor