PortosRio promove ação no mês de conscientização do autismo

Na última sexta-feira (14), a PortosRio promoveu uma ação dedicada ao mês de conscientização do autismo, com atividades educacionais para adultos e brincadeiras para as crianças.

O evento aconteceu no Edifício Touring, anexo ao terminal de passageiros, e contou com a participação de colaboradores da comunidade portuária e seus familiares,  e  também de moradores dos bairros vizinhos ao porto. O objetivo do encontro foi levar informação para o melhor entendimento do Transtorno do Espectro Autista (TEA), contribuindo para promoção da inclusão e acolhimento dos indivíduos com TEA.

aut

De acordo com Thaís Cristina de Jesus Almeida Boaventura, da área do Comunicação Social do Consórcio Porto Rio 1, responsável pela organização do evento,  a campanha foi produzida com o objetivo de trazer mais qualidade de vida para os funcionários, principalmente, daqueles que possuem filhos com autismo. Para Thaís, "através da informação é possível entender o outro e as suas necessidades."

O diretor-presidente interino da PortosRio, Jean Paulo Castro e Silva e o presidente do Sindicato dos Operadores Portuários do Rio de Janeiro, Mário Luiz Meira, compareceram ao evento e declararam sua satisfação com o fato de suas instituições promoverem ações de responsabilidade socioambiental como essa. Para Jean Paulo,  "entender as diversidades e contribuir para ajudar na conscientização das diferentes condições nas famílias da comunidade portuária faz parte da responsabilidade socioambiental que buscamos desenvolver e aprimorar na PortosRio. Por isso, foi muito gratificante promover essa ação para colaborar com a conscientização sobre o autismo e suas influências na vida das famílias com indivíduos nessa condição".

WhatsApp Image 2023 04 17 at 12.30.46

Durante o encontro, foram ministradas 3 palestras sobre o autismo. A psicopedagoga Hayanne de Oliveira abordou o que é o autismo e seus sintomas; a terapeuta ocupacional Milene Lacerda destacou os aspectos neurobiológicos do TEA e a fundadora do projeto TeAcolher, Roberta Maia, ressaltou o papel da família no acompanhamento de pessoas com TEA. Além das palestras, a ação contou também com a participação da empregada da PortosRio e membro da Comissão de Qualidade de Vida, Monica Tavares, que possui um filho autista com 31 anos, e falou sobre a importância do acolhimendo e da empatia da sociedade nas demandas das pessoas com autismo. Para Mônica, "a campanha de conscientização permitiu não somente conhecer as dores e as delícias da maternidade atípica, mas também partilhar as dificuldades e os preconceitos enfrentados diariamente"

 

WhatsApp Image 2023 04 17 at 12.30.44 1

Ao final do evento, o presidente do Sindoperj, Mario Meira, agradeceu a todos que se dedicaram para a realização do evento e destacou que "a falta de informação é principal barreira para a inclusão de pessoas com autismo na sociedade."

O A ação foi realizada em parceria com o Sindicato dos Operadores Portuários do Rio de Janeiro, Píer Mauá, Pennant, Consórcio Porto Rio 1 e Rio Branco Engenharia.

Por ASSCOM

divisor