Os efeitos positivos da centralização do faturamento da CDRJ

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), na busca pela melhoria continua da governança da empresa, comemora neste mês de setembro 1 ano da centralização do faturamento dos Portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis em sua área financeira.

A gestão do faturamento dos Portos, agora sob responsabilidade da Supervisão de Faturamento – SUFATU, subordinada à Gerência de Gestão Financeira – GERFIN, conta com a parceria das unidades portuárias, responsáveis pelo preparo e envio dos dados necessários ao processo de faturamento.

Mesmo diante de um cenário permeado por incertezas, muitos obstáculos foram superados, destacando-se a adaptação à nova metodologia de trabalho remoto, alinhamento de rotinas e procedimentos para o processo de faturamento, a Companhia foi exitosa nessa empreitada contando com o importante engajamento de todas as áreas envolvidas e apoio da Diretoria. 

Com a centralização do faturamento, houve melhoria significativa no que diz respeito à eficiência desse processo essencial para a saúde financeira da Companhia, assim como na integração sistêmica das informações com as áreas de cobrança, controladoria e contabilidade, conferindo maior credibilidade e segurança no tratamento das informações, controle dos dados gerados e agilidade no fornecimento de relatórios para tomada de decisões pela Administração.  Ao mesmo tempo, o relacionamento com o cliente foi fortalecido, uma vez que a centralização permitiu um contato com maior celeridade, resultando  em melhorias no atendimento.

A integração sistêmica dos 4 portos foi de suma importância, também, para a efetividade na gestão  das “Contas a Receber”. Informações confiáveis e fidedignas são fundamentais para a realização das cobranças de modo correto e tempestivo. É importante destacar que, com a centralização do faturamento, reduziram-se as inadimplências e melhoraram as condições para  levantamentos e renegociações de dívidas antigas, o que vem sendo realizado pela área financeira desde o início da integração.

O aperfeiçoamento da gestão do faturamento neste primeiro ano de centralização trouxe bons frutos para os resultados alcançados pela empresa e abre novos horizontes para uma CDRJ cada vez mais competitiva e eficiente, prestando serviços de excelência para os nossos clientes.

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