PortosRio participa de ação social dos pescadores artesanais

Nesta sexta-feira (24), a partir das 8h, acontece a 4ª edição da Ação Social dos Pescadores Artesanais, destinada aos 100 pescadores previamente cadastrados pelas Colônias para o evento, que será realizado na Baía de Guanabara. Liderada pela Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ), a organização tem a participação da PortosRio, que administra os Portos do Rio de Janeiro e Niterói.

A Autoridade Portuária atua na ação por meio das equipes da Guarda Portuária, da Gerência de Acesso Aquaviário, da Gestão de VTMIS (sigla inglesa para Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações) e da Superintendência de Sustentabilidade do Negócio.

O objetivo da iniciativa é reunir esforços dos que possuem interesse comum no ordenamento do tráfego aquaviário, na segurança da navegação e salvaguarda da vida humana no mar, de forma a apoiar a comunidade pesqueira na regularização de suas embarcações junto às Autoridades competentes. Nesse sentido, foram promovidas arrecadações para os pescadores que não possuem recursos para tais regularizações.

A ação social acontecerá em dois locais: na embarcação Jaçanan – onde ocorrerão o café da manhã, além de palestras e simulados, dos quais poderão participar também pescadores profissionais; e na balsa Camorim - onde ocorrerão as vistorias para emissão de documentos e regularização das embarcações e as doações de materiais de pesca, segurança e proteção, exclusivamente para os pescadores artesanais cadastrados para a ação.

Entre as doações que serão entregues aos contemplados, há equipamentos tais como: coletes salva-vidas, boias salva-vidas, luvas de poliamida, lanternas noturnas, faixas adesivas reflexivas e isopores térmicos. Também haverá distribuição de cestas básicas, brindes e cartilhas sobre “Práticas no Mar”.  

A ação conjunta conta também com o envolvimento da Praticagem, além da colaboração de diversos órgãos públicos, de entidades como o Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Rio de Janeiro (Sindoperj) e o Sindicato das Agências de Navegação Marítima e Atividades Afins do Estado do Rio de Janeiro (Sindario), e também de muitas empresas privadas, dentre elas algumas arrendatárias dos terminais do Porto do Rio de Janeiro, como a Multiterminais, a Rio Brasil Terminal e a Triunfo Logística, e operadoras portuárias, como a Petrobras e a Refit.

 

SERVIÇO:

Ação Social dos Pescadores Artesanais

Data: 24/03/23 a partir das 8h

Local: Baía de Guanabara

 

Programação na embarcação Jaçanan:

8h – Café da manhã

8h45 – Boas-vindas das instituições participantes

9h05 – Palestras:

“Navegação e Segurança no Canal” (Praticagem-RJ)

“Sinalização náutica e navegação noturna” (PortosRio)

“Educação Ambiental” (PortosRio, OceanPact e EnvironPact)

10h35 – Simulados (Vazamento de óleo, primeiros socorros de homem ao mar e abalroamento)

13h – Encerramento

 

Programação na balsa Camorim:

8h – Amarração dos barcos

9h – Regularização das embarcações e distribuição das doações

divisor