PortosRio participa de recepção ao diretor da Anvisa a bordo de navio

Nesta segunda-feira (6), representantes da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil), de suas associadas MSC Cruzeiros e Costa Cruzeiros, juntamente com a PortosRio, que administra o Porto do Rio de Janeiro, e o Terminal Internacional de Cruzeiros Pier Mauá recepcionaram o diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Daniel Pereira, e equipe, a bordo do navio MSC Seaview. 

Durante o evento, a CLIA apresentou os números que ilustram o sucesso da temporada de cruzeiros 2022-2023, a maior dos últimos dez anos, que trouxe um impacto de mais de R$3 bilhões para a economia nacional, sendo mais de R$ 750 milhões para a cidade do Rio de Janeiro.

A CLIA ressaltou a parceria da Autoridade Portuária, que, juntamente com a Píer Mauá, proporciona um dos terminais de passageiros mais bem estruturados do país, e agradeceu pelo empenho na realização da obra de dragagem, que viabilizou a atracação simultânea de navios de cruzeiro de grande porte, contribuindo para o sucesso da atual temporada. Os representantes da Pier Mauá também ressaltaram a parceria produtiva com a Autoridade Portuária e reforçaram os agradecimentos pela conclusão tempestiva da obra de dragagem.

O diretor-presidente interino da PortosRio, Jean Paulo Castro e Silva, agradeceu pelo papel fundamental que a Anvisa teve no controle da pandemia da Covid-19, que foi crucial para a retomada das temporadas de cruzeiros e o reaquecimento do setor de turismo, que gera milhares de empregos e é fundamental para a economia local.

O presidente interino da PortosRio também deu destaque às obras de ampliação e modernização do Cais da Gamboa, que viabilizará uma posterior dragagem de aprofundamento, que por sua vez permitirá a chegada de navios de maior porte, como os que estão programados para as futuras temporadas de cruzeiros. Nas palavras do presidente interino, "o setor de turismo é um dos que mais gera postos de trabalho, sendo muito importante para o desenvolvimento econômico e social; e, por isso, deve ter toda a atenção da autoridade portuária pública, da mesma forma que acontece com a operação de cargas".

As empresas de cruzeiros destacaram a importância da dragagem realizada e deram destaque à aproximação entre o setor e a Anvisa, que ocorreu durante a crise da Covid-19, cujo estreitamento de laços se manteve mesmo após o controle da pandemia, viabilizando uma maior e melhor interlocução entre regulador e regulados.

Para o diretor da Anvisa, essa maior proximidade entre as partes contribui para o aperfeiçoamento e a maior eficiência dos processos. A Quinta Diretoria da Anvisa, sob a gestão de Daniel Pereira, é responsável pela regulação e fiscalização sanitária de portos, aeroportos e fronteiras, e tem um papel fundamental para a dinâmica das operações do setor portuário.

Por ASSCOM

divisor