Docas do Rio sedia eventos do setor portuário

Nos últimos dias 27 e 28 de setembro, a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), que administra os Portos do Rio de Janeiro, Niterói, Itaguaí e Angra dos Reis, foi anfitriã de dois eventos do setor portuário brasileiro.  

A Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH) realizou sua Assembleia Geral na manhã do dia 27, no auditório do Porto do Rio de Janeiro. Durante o encontro das Autoridades Portuárias associadas, foram discutidas pautas de interesse comum e promovidas diversas trocas de experiências para o desenvolvimento do setor. 

No período da tarde do mesmo dia, o titular da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), Mário Povia, reuniu-se com representantes das Companhias Docas e portos de todo o Brasil para tratar de assuntos estratégicos da pasta. Por parte da SNPTA, também estiveram presentes a chefe de Gabinete, Rita Munck; o diretor do Departamento de Gestão e Modernização Portuária (DGMP), Otto Burlier; e a coordenadora-geral de Gestão de Portos, Fernanda Machado.  

Todos foram recepcionados pelo diretor-presidente da CDRJ, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, e pelos diretores de Gestão Portuária, Luiz Fernando Walther de Almeida; de Negócios e Sustentabilidade, Jean Paulo Castro e Silva; e de Administração e Finanças, Indalecio Castilho Villa Alvarez. Estiveram presentes representantes das Companhias Docas do Pará (CDP), do Rio de Grande do Norte (Codern), do Ceará (CDC), do Espírito Santo (Codesa), da Bahia (Codeba), da Paraíba, da Santos Port Authority (SPA), além do Porto de Itajaí, Suape, Portos do Rio Grande do Sul, Itaqui, Imbituba e São Francisco do Sul (SCPAR). 

No dia seguinte, as comitivas visitantes conheceram o Porto de Itaguaí pela manhã, quando o superintendente de Gestão Portuária de Itaguaí e Angra dos Reis, Alexandre Neves, fez uma apresentação sobre o porto, seguida de outras apresentações das arrendatárias Sepetiba Tecon e CSN, bem como do Porto do Sudeste, a respeito de suas respectivas atividades e projetos. À tarde, os participantes visitaram as instalações do Porto do Rio de Janeiro e as principais intervenções concluídas recentemente como a do Portão 32, e obras em execução como a de reforço do Cais da Gamboa, dentre outras.  

Fotos: ABEPH

Por ASSCOM

divisor