Porto do Rio de Janeiro apresenta melhorias na temporada de Cruzeiros 2022/2023

 

Diversas ações vêm sendo implementadas para melhorar a infraestrutura do Terminal Internacional de Cruzeiros do Pier Mauá, eleito sete vezes “O melhor Terminal de Passageiros da América do Sul” pelo World Travel Awards, considerado o “Oscar do Turismo Mundial”. Os projetos estão sendo executados pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), responsável pela administração do Porto do Rio de Janeiro, em parceria com a empresa Pier Mauá, para atender à próxima temporada que começa no próximo dia 28 de outubro e promete ser a maior dos últimos 10 anos.  

Entre as medidas já realizadas pela Autoridade Portuária no terminal de cruzeiros estão a manutenção perene das defensas, bem como a avaliação e substituição dos cabeços de amarração danificados nos berços de atracação, além do desenvolvimento de um projeto de dragagem com o intuito de garantir um calado operacional adequado e uniforme para os navios de passageiros em toda a extensão do cais do terminal. 

Para este projeto de dragagem, a Pier Mauá promoveu um levantamento batimétrico da área e diversos levantamentos hidrográficos. Tais estudos serviram de base para a Autoridade Portuária realizar a licitação e a contratação dos respectivos serviços de dragagem, que serão iniciados este mês. A Docas do Rio também destacou a participação do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), que desenvolveu a Composição de Preços Unitária (CPU), necessária para a realização do projeto.  

“Cabe ressaltar que Docas do Rio está em processo de execução do projeto de pavimentação do cais da Gamboa, uma intervenção que trará mais segurança e conforto aos cruzeiristas. Isso porque, quando o número de navios simultâneos supera a capacidade de atracação do nosso cais, é necessário utilizarmos também o cais público”, comenta Marcello Chagas, responsável pela operação marítima do Pier Mauá. 

Segundo o diretor-presidente da Docas do Rio, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, “com as medidas adotadas, a Autoridade Portuária espera que a Temporada de Cruzeiros 2022/2023 seja um sucesso e atinja níveis ainda mais elevados de satisfação dos passageiros dos transatlânticos que passarão pelo Porto do Rio de Janeiro”. 

“É preciso constante modernização do Terminal Internacional de Cruzeiros para oferecermos sempre mais conforto, segurança e facilidades aos turistas que nos visitam”, complementa Américo Relvas, diretor de operações do Pier Mauá. 

De 28 de outubro deste ano a 17 de abril de 2023 o Pier Mauá aguarda a chegada de 500 mil cruzeiristas durante a temporada de cruzeiros 2022/2023. Para Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil, o setor estava em franco crescimento antes da pandemia e deve retomar agora com força total. 

“Agora, temos uma temporada de grande recuperação e retorno para a curva ascendente na qual estávamos, com nove navios de cabotagem, que embarcarão milhares de brasileiros, e 35 de longo curso que não vinham para cá desde a temporada 19/20 e que vão trazer estrangeiros para o nosso país. Comemoramos esse momento, sempre reforçando que a saúde e a segurança dos hóspedes, tripulantes e das cidades visitadas, a proteção do meio ambiente e o compliance sempre serão uma prioridade para a nossa indústria”, ressaltou Marcos. 

Há 23 anos o Pier Mauá é a porta de entrada para o turismo marítimo da Cidade Maravilhosa. Ao longo de sua trajetória, a marca vivenciou uma bela história de desenvolvimento no Porto do Rio e foi uma das pioneiras no processo de revitalização da área. Desde que assumiu a Estação Marítima de Passageiros do Rio de Janeiro e uma área de 40 mil m² no entorno, a empresa vem investindo na restauração, melhoria e manutenção de seu espaço. Já foram revitalizados cinco armazéns datados do século XIX, com cinco mil m² cada, dois guindastes históricos, cujo projeto de iluminação ganhou dois prêmios internacionais em 2017, e o centenário prédio do Touring Club do Brasil. 

Além da operação marítima, o Pier Mauá também atua na locação de seus espaços para empresas e/ou novos empreendimentos e para realização de grandes eventos, feiras e congressos desde 2007. De lá para cá já foi sede do YouTube Space e consagrou-se como palco dos acontecimentos mais badalados da cidade:  Fashion Rio, Rio +20, ArtRIO, Veste Rio, Casa Brasil nas Olimpíadas Rio 2016, Mondial de La Bière, Montreux Jazz Festival, Shell Eco Marathon Brasil, Salão do Turismo, BlockchaIn Rio Festival, Rio Oil & Gas, Rio Innovation Week e muitos outros.

Foto: Juliana Toledo

Fonte: Píer Mauá com informações da CDRJ

divisor