Docas do Rio participa do Simpósio Corte de Rocha

Gestores da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Autoridade Portuária que administra os Portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis, participaram do Simpósio Corte de Rocha, realizado pelo Porto Sudeste. O evento, que aconteceu na terça-feira (23), marcou o encerramento do processo de remoção de rocha submersa no canal aquaviário de acesso ao Complexo Portuário de Itaguaí.

À convite do Porto Sudeste, pelo diretor de Operações Portuárias, Guilherme Caiado, e pelo diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade, Ulisses Oliveira, estiveram presentes representando a Docas do Rio o diretor de Gestão Portuária, Luiz Fernando Walther de Almeida; o superintendente de Gestão Portuária de Itaguaí e Angra dos Reis, Alexandre Neves; a superintendente de Sustentabilidade do Negócio, Gabriela Campagna; e Marcelo Villas-Bôas, gestor de VTMIS (sigla inglesa para Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações).  

Representantes de terminais do Complexo Portuário de Itaguaí, da Marinha do Brasil (MB), da Delegacia da Capitania dos Portos de Itacuruçá, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da UMI SAN Hidrografia e Engenharia, também marcaram presença no evento.  

As obras, contratadas pelo Porto Sudeste mediante contrato de doação firmado com a Docas do Rio, foram concluídas em abril deste ano. A remoção de aproximadamente 108m3 de rocha submersa foi executada com metodologia limpa, sustentável e inovadora – com a utilização de tecnologia com fio diamantado, realizada pela primeira vez de forma submersa.

O projeto, de baixo impacto ambiental e sem danos para a comunidade pesqueira, foi reconhecido internacionalmente pela segurança e eficiência, premiado na categoria ‘Safe, Efficient and Secure Port’ do “International Harbour Masters Association 2022 Awards”.  

A remoção da rocha submersa é considerada um importante passo para o desenvolvimento do Complexo Portuário de Itaguaí e região, pois resultou em mais segurança para a navegação; redução do tempo de entrada e saída de navios; nivelamento de todo o canal de acesso a 20 metros de profundidade; novas alternativas e possibilidade de carregamento dos navios em sua capacidade total.

Por ASSCOM

divisor