PortosRio realiza visita técnica ao Canal de São Lourenço

Representantes da PortosRio participaram, no último dia 22, de uma visita técnica relativa ao processo licitatório que a Prefeitura de Niterói está realizando para a obra de dragagem do Canal de São Lourenço, acesso aquaviário ao Complexo Industrial e Portuário de Niterói. A lancha partiu do Porto de Niterói e passou por todos os pontos previstos no projeto, com o objetivo de dar conhecimento à Autoridade Portuária e a outros interessados sobre as ações relacionadas à obra de dragagem. 

 A convite da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Niterói, estiveram presentes na visita técnica o superintendente de Gestão Portuária do Rio de Janeiro e Niterói, Leandro Lima; a gerente operacional do Porto de Niterói, Aline Moriggi; e o técnico portuário Sergio Monteiro, que foram acompanhados pelo assessor jurídico Alberto Parreira, da Secretaria Municipal de Obras. 

Canal

A Prefeitura de Niterói lançou o edital de licitação para dragagem do Canal de São Lourenço em fevereiro deste ano. Orçada em cerca de R$138 milhões, a obra aumentará a profundidade do canal do Porto Organizado de Niterói, viabilizando trechos de 9 a 11 metros, e será acompanhada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH). 

 Segundo a gerente do Porto de Niterói, Aline Moriggi, “o aprofundamento do canal permitirá o acesso de embarcações de maior porte ao Porto de Niterói e às demais instalações do complexo, impulsionando as atividades do setor portuário, de offshore e da indústria naval”. 

Para o superintendente de Gestão Portuária do Rio de Janeiro e Niterói, Leandro Lima, a dragagem fomentará não só a indústria naval e de offshore, mas também o setor de pesca do município, gerando emprego, renda e impulsionando o crescimento econômico da região: “Essa grande iniciativa da Prefeitura de Niterói demonstra a importância do engajamento do setor público com as atividades afetas ao setor marítimo e portuário, e como Superintendente de Gestão Portuária da PortosRio, coloco-me à disposição para desenvolvermos ainda mais projetos para o Porto de Niterói, ampliando assim a relação Porto-Cidade." 

O diretor-presidente interino da PortosRio, Jean Paulo Castro e Silva, ressaltou a importância da iniciativa da Prefeitura Municipal de Niterói: "Não é comum as municipalidades investirem em projetos de infraestrutura aquaviária, pois, em geral, esse tipo de obra é executado pela União. Por isso, esse projeto da Prefeitura de Niterói deve ser exaltado, uma vez que demonstra uma visão estratégica do Município sobre o quão relevante é a chamada "economia do mar" para a cidade. Essa visão de futuro do poder público local, com certeza, trará grandes avanços para o desenvolvimento econômico e social de Niterói."

divisor