Como trocar a senha
Atualizado em 01/06/2022
Para trocar a senha provisória:
Logo após fazer o login, clique em Editar
Ou também pode clicar em seu nome de usuário na barra preta no alto, até que apareça logo abaixo da barra preta o seguinte menu: View profile | Edit profile | Log out
Clique em Edit profile
... e preencha os seguintes campos:
- Current Password: (Senha atual) Preencha sua senha atual (provisória) neste campo.
- Email address: (Endereço do Email) Um endereço de e-mail válido. O endereço de e-mail não é tornado público mas será necessário para mudar sua senha. Caso não esteja preenchido, o sistema irá pedir para preencher este campo.
- Password: (nova senha) Preencha sua nova senha neste campo.
- Confirm Password: Confirme sua nova senha neste campo.
- Clique no botão [ Salvar ] ao final da página.
Se desejar, atualize outros campos do seu perfil como por exemplo a sua lotação, telefone, etc.
Apenas os campos com preenchimento obrigatório possuem um asterisco (*) em vermelho.
Regras para a senha:
Até o momento ainda não foi implantada uma regra para compôr a senha.
Esta regra será implantada em breve e deverá seguir a mesma regra da senha de rede/Intranet:.
No entanto, sugerimos que esta regra já seja seguida ao trocar a senha para sua própria segurança.
- Ter 8 ou mais dígitos
- Ter pelo menos um algarismo
- Ter pelo menos um caractere especial ( ! @ # $ % & )
Exemplos de senhas conforme a regra acima:
- abcdef#9 (8 digitos ao todo, sendo 1 algarismo, 1 caractere especial)
- !3344&xyz (9 digitos ao todo, sendo 4 algarismos, 2 caracteres especiais)
- qwerty@789 (10 digitos ao todo, sendo 3 algarismos, 1 caractere especial)
Esqueceu a senha?
Entre em contato com os administradores do site através do email gercos@portosrio.gov.br (ou abra um chamado) informando seu nome de usuário no site (geralmente é o mesmo do e-mail) e peça para trocar para uma senha provisória.
Importante !! - conta bloqueada
Após 5 (cinco) tentativas seguidas mal sucedidas de login (p/. ex. por ter esquecido a senha) aparece um aviso dizendo que o usuário ficou bloqueado e um link para envio de email, mas esse link não funciona.
Esse bloqueio é automático do sistema de gerenciamento do site e demora 6 horas* por padrão para liberar automaticamente para uma nova tentativa.
(*) Observação: Até o momento não há uma ferramenta disponível para que o administrador faça o desbloqueio da conta, mas conseguimos reduzir o tempo padrão de 6 horas para 5 minutos até que possa ocorrer nova tentativa de login do usuário.
Caso aconteça, por favor aguarde por 5 minutos para tentar o login novamente, mas se ainda não conseguir fazer o login, entre em contato com os administradores do site (gercos@portosrio.gov.br) informando seu nome de usuário e peça para alterar para a senha provisória.
Obrigado
Luiz Guilherme - GERCOS