Baía de Sepetiba recebe navio tipo Wozmax: maior graneleiro a atracar em suas águas

Operação foi possível graças a infraestrutura aquaviária do Porto de Itaguaí

A Baía de Sepetiba testemunhou um marco significativo para a atividade portuária com a chegada do navio da classe Wozmax, o maior graneleiro já aportado em suas águas. A embarcação Cape Apollo, com imponentes 327 metros de comprimento e 52 metros de largura, atracou no Porto Sudeste no dia 19 de fevereiro e sua partida ocorreu no último dia 21, transportando uma carga impressionante de 225 mil toneladas de minério de ferro. Esse feito logístico foi viabilizado pelas substanciais melhorias na infraestrutura aquaviária do Porto de Itaguaí, que também serve ao Porto Sudeste e demais terminais privados instalados na Baía de Sepetiba.

NAVIO WOZMAX NO PORTO SUDESTE, BAIA DE SEPETIBA

A PortosRio, responsável pela administração do Porto de Itaguaí, destacou que o alargamento e aprofundamento do Canal Principal foram fundamentais para receber navios de maior porte. No ano passado, os calados operacionais passaram de 17,8 metros para 18,3 metros, após a execução das obras.

CAPE APOLLO

Francisco Martins, presidente da PortosRio, celebrou essa conquista, enfatizando que “as melhorias na infraestrutura aquaviária realizadas pela Autoridade Portuária resultaram em maior eficiência operacional e em melhores condições de segurança à navegação, elevando o nível de competitividade do Complexo Portuário de Itaguaí”. Martins ressaltou ainda que “o transporte de minério de ferro em um navio de grande porte como o Wozmax, com sua maior capacidade de carga, contribui significativamente para a redução dos custos operacionais e das emissões de gases do efeito estufa”.

Por ASSCOM

divisor