PortosRio é filiada à Associação Internacional de Sinalização Marítima

Em reunião realizada no período de 12 a 16 de dezembro, o Conselho da IALA (sigla inglesa para Associação Internacional de Sinalização Marítima) ratificou a aprovação do ingresso da PortosRio Autoridade Portuária na categoria de membro associado. O processo de adesão foi iniciado no mês de setembro, quando a companhia, que administra os Portos do Rio de Janeiro, Niterói, Itaguaí e Angra dos Reis, já havia sido aceita provisoriamente pela entidade.  

O interesse da PortosRio em ingressar na associação foi em função dos projetos em desenvolvimento nos Portos do Rio de Janeiro/Niterói e Itaguaí, em especial a implementação do VTMIS (sigla inglesa para Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações), cuja primeira etapa – ativação de Local Port Services (LPS) está em curso e deve ser concluída no 1° trimestre de 2023. O gestor de VTMIS da PortosRio, Marcelo Villas-Bôas, ressaltou que “a participação na IALA é importante para a adoção das melhores práticas relacionadas aos auxílios à navegação e, portanto, para o sucesso do projeto no complexo portuário fluminense”. 

A IALA possui uma vertente dedicada à formação, treinamento e certificação do pessoal que atua nas atividades relacionadas aos auxílios à navegação em geral, incluindo os VTS (sigla inglesa para Vessel Traffic Services). Além disso, Villas Bôas destacou os comitês da IALA, que são uma autoridade global na área de navegação, por meio de especialistas de diversos países: “Como membro associado, poderemos participar do programa dos comitês da IALA, que desenvolvem um trabalho que serve de fonte de conhecimentos técnicos no âmbito dos Auxílios à Navegação. Esses comitês elaboram e revisam documentos de orientação técnica pelos quais a IALA é mundialmente reconhecida”. 

VTMIS – O sistema de auxílio eletrônico à navegação monitora o tráfego aquaviário com o objetivo de elevar os níveis de segurança da navegação e da vida humana no mar e a proteção ao meio ambiente, nas áreas em que há intensa movimentação de embarcações. Além de reduzir os riscos de ocorrência de incidentes nas operações portuárias, o VTMIS busca maior eficiência na movimentação de cargas, otimização dos recursos e da infraestrutura e a organização do tráfego aquaviário na área portuária, canais de acesso e fundeadouros. 

Sobre a IALA – A associação técnica internacional, sem fins lucrativos, foi fundada em 1957 e reúne autoridades marítimas, fabricantes, consultores, institutos científicos e de treinamento de todas as partes do mundo, oferecendo a oportunidade de permuta e compartilhamento de experiências e conquistas. O objetivo da entidade é fomentar o movimento seguro, econômico e eficiente das embarcações, por meio da melhoria e harmonização dos auxílios à navegação em todo o mundo, em benefício da comunidade marítima e da proteção ao meio ambiente.  

A associação empenha-se diretamente no desenvolvimento de modernos sistemas de apoio ao navegante e de controle do tráfego marítimo e dedica-se também à aplicação de novas tecnologias. A 20ª Conferência Internacional da IALA será realizada no Rio de Janeiro, no período de 27 de maio a 3 de junho de 2023, e terá como tema “Auxílios Marítimos à Navegação – Inovações para um Futuro Sustentável”. 

 


Por ASSCOM

divisor