A Auditoria Interna


 Atualizado em 23/03/2023


A Auditoria Interna da PortosRio Autoridade Portuária foi criada em 01/07/1979, pela Ordem de Serviço Nº DP - 038/79 que implantou a estrutura organizacional da PortosRio (Companhia Docas do Rio de Janeiro).
Naquela ocasião, a estrutura da auditoria interna contava com duas divisões:
  1. Auditoria contábil e financeira;
  2. Auditoria técnica;
A estrutura atual da auditoria interna está disposta no Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna - RAINT.
A atividade de controle interno exercida pelos órgãos de auditoria já se encontrava estabelecida no Decreto Lei nº 200/1967, sendo ratificada pelo artigo 74 da Constituição Federal/88, o qual dispõe que o sistema de controle interno deve ser mantido com a finalidade de avaliar a execução dos gastos públicos, no que se refere à legalidade, eficácia e eficiência da gestão pública, cumprimento das metas previstas no plano plurianual, execução dos programas de governo e dos orçamentos da União, e apoio do controle externo no exercício de sua missão institucional, entre outras.
A orientação normativa e a supervisão técnica sobre a atividade de auditoria interna do Poder Executivo Federal são desempenhadas pela Controladoria-Geral da União - CGU, por meio da Secretaria Federal de Controle Interno(SFC), conforme Decreto nº 3.591, de 6 de setembro de 2000.
Assim, nos termos da Lei nº 10.180/2001, IN MP/CGU nº 01/2016 e IN SFC nº 3/2017, a Auditoria Interna exerce as atividades da terceira linha de defesa, com base nos pressupostos de independência e objetividade.

 

PROPÓSITO E MISSÃO DA AUDITORIA

Propósito e Missão

Propósito
A Auditoria Interna deve contribuir para o aprimoramento das políticas públicas, proteger o patrimônio e aumentar o valor da PortosRio Autoridade Portuária, auxiliando a organização a alcançar seus objetivos, adotando uma abordagem sistêmica e disciplinada para a avaliação, melhorar as operações e os resultados da Companhia.

Missão
A missão da Auditoria Interna da PortosRio é aumentar e proteger o valor organizacional, prestando serviços de avaliação e consultoria, baseados em risco, auxiliando, de forma independente, ao aperfeiçoamento dos processos para o alcance dos objetivos com eficácia e eficiência.