PortosRio recebe visita técnica da Secretaria de Portos: Investimentos e Expansões em Destaque

Essa semana, a PortosRio recebeu a visita técnica e institucional de Alex Sandro de Ávila, titular da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério de Portos e Aeroportos (SNPTA/MPor). Acompanhada por diretores e gestores da Autoridade Portuária, a comitiva da SNPTA esteve nos Portos do Rio de Janeiro e de Itaguaí, nos dias 19 e 20, respectivamente, para conhecer as operações, os terminais arrendados e a infraestrutura portuária, além das áreas disponíveis para novos arrendamentos.  

presidente Francisco com o secretario Alex Sandro

A visita ao Porto do Rio de Janeiro, na segunda-feira (19), teve início no Terminal de Cruzeiros Pier Mauá, onde foram discutidos com os diretores da arrendatária os investimentos planejados para aprimorar a logística dos cruzeiros. Em seguida, a comitiva dirigiu-se ao Terminal de Trigo do Rio de Janeiro (TTRJ), onde a possibilidade de expansão da operação para novas cargas de origem vegetal foi tema de discussão com a diretoria da TTRJ. Já a Triunfo Logística apresentou aos representantes da SNPTA a operação e a infraestrutura de logística portuária integrada do terminal. 

a comitiva snpta junto com representantes da portosrio e arrendatarias

No Cais do Caju, o grupo visitou o Rio Brasil Terminal, que movimenta contêineres e está investindo em instalações mais eficientes e sustentáveis. A empresa arrendatária compartilhou o andamento das obras de ampliação do cais e do pátio para aumentar a capacidade e receber navios maiores. A visita também incluiu os terminais de contêineres MultiRio e de veículos Multi-Car, ambos do Grupo Multiterminais, que apresentou os investimentos para aumentar a capacidade do edifício-garagem e receber quatro navios de 400 metros.

apresentacao multi

Na terça-feira (20), na visita ao Porto de Itaguaí, o secretário de Portos se inteirou sobre a infraestrutura do complexo portuário e obteve informações técnicas e operacionais sobre os terminais arrendados da CSN, Sepetiba Tecon e CPBS (Vale). Alex Sandro de Ávila e sua equipe realizaram ainda reuniões na sede da PortosRio sobre diversos assuntos, tais como: Investimentos, com destaque para as obras incluídas no novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), totalizando R$ 447 milhões, o maior montante entre os portos federais; Planejamento Estratégico e Perspectivas de Resultados para o ano de 2024; Projetos Estruturantes e Medidas Saneadoras.

apresentacao itaguai

Para o secretário de Portos, Alex Sandro, “a visita foi uma excelente oportunidade de visitar as obras que estão sendo executadas nos portos, acompanhar o que os arrendatários estão fazendo e discutir com a Diretoria e o Conselho de Administração da PortosRio uma agenda propositiva conjunta com a Autoridade Portuária, relativa à carteira de oportunidades e novos investimentos que os portos apresentarão para o mercado em março.”

grupo reunido com snpta porto itaguai

O diretor-presidente da PortosRio, Francisco Martins, ressaltou que “foi um prazer receber o Secretário de Portos, com quem nós temos um canal permanentemente aberto. Temos uma expectativa muito positiva em relação a 2024 e ao pacote de investimentos e arrendamentos que será lançado. Vamos continuar empenhando todos os esforços para aumentar a movimentação de cargas, dar uma melhor robustez financeira para a PortosRio e contribuir para o desenvolvimento econômico da região e do Estado”.

Por ASSCOM, com fotos de Caio Gabriel Batinga

divisor