Porto de Itaguaí movimenta 55,8 milhões de toneladas em 2023: 3.º maior volume de cargas entre os portos públicos

De janeiro a dezembro de 2023, o Porto de Itaguaí, sob administração da PortosRio, movimentou 55,8 milhões de toneladas de cargas. O volume registrado corresponde ao terceiro melhor desempenho entre os portos públicos brasileiros no ano passado, ficando atrás somente dos Portos de Santos e de Paranaguá. Em comparação com o ano anterior, 2022, houve um aumento significativo de 5,2 milhões de toneladas, representando um crescimento de 10,2%. Os dados, divulgados este mês, são do Painel Estatístico Aquaviário 2023 da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

TERMINAL CPBS

O estudo da agência reguladora revela que o minério de ferro foi a carga mais movimentada pelo setor portuário nacional em 2023, correspondendo a 30% do total. O Porto de Itaguaí mantém-se em destaque como o principal porto público na movimentação de minério, representando 13,1% do total da movimentação desse tipo de carga em portos brasileiros.

O diretor-presidente da PortosRio, Francisco Martins, atribui o resultado positivo ao compromisso e esforço dedicados pela companhia e pelos parceiros da cadeia logística de comércio exterior: “O foco em melhorar a infraestrutura portuária e incrementar a movimentação de cargas tem sido uma prioridade e a estimativa é de que o ritmo de crescimento se mantenha ao longo deste ano”.

TECAR

O Estatístico Aquaviário da Antaq é uma ferramenta online de utilidade pública para consulta de dados atualizados do setor aquaviário, com informações sobre movimentação portuária, navegações de longo curso e cabotagem, atracações de navios, tarifas e indicadores. O painel pode ser acessado pelo link: https://web3.antaq.gov.br/ea/sense/index.html#pt.

Por ASSCOM

divisor