Porto do Rio de Janeiro inicia dragagem para atracação de navios de 366 metros

No último dia 16, teve início a aguardada dragagem do canal principal do Porto do Rio de Janeiro. As obras de aprofundamento têm como objetivo aprimorar as condições de navegabilidade e permitir a atracação de navios de grande porte, notadamente da Classe New Panamax, com impressionantes 366 metros de comprimento. Os terminais beneficiados por essa iniciativa são o MultiRio e o Rio Brasil Terminal, especializados na operação de contêineres.

TERMINAIS CONTEINERES PORTO DO RIO

O investimento de R$ 163 milhões para a realização desse empreendimento está sendo integralmente financiado pela PortosRio, responsável pela administração do porto. De acordo com informações fornecidas pela Autoridade Portuária, a dragagem resultará em um aumento significativo na capacidade de recebimento de cargas e é considerada de extrema importância para preservar a competitividade dos terminais de contêineres do porto, dado o contínuo aumento das dimensões dos navios conteineiros.

O contrato para a execução desse projeto foi concedido ao consórcio JDN-CHECD, vencedor da licitação, e inclui também o desenvolvimento de sinalização e balizamento. Segundo o cronograma das obras, a conclusão está programada para o dia 30 de agosto de 2024. Estima-se que serão dragados aproximadamente 2,3 milhões de metros cúbicos durante essa operação.

O diretor-presidente da PortosRio, Francisco Martins, enfatizou a singularidade desse projeto de dragagem, destacando que ele permitirá a ampliação significativa da movimentação de contêineres no Porto do Rio e fortalecerá a economia local, além de contribuir de maneira substancial para o crescimento econômico do estado. Ele ressaltou ainda que "a iniciativa está alinhada à estratégia de investimentos do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e cumpre o cronograma estabelecido no planejamento orçamentário da companhia".

Por ASSCOM

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