PortosRio participa de Fórum de Portos sobre desafios e oportunidades no setor

Nesta terça-feira (28), a PortosRio, responsável pela administração dos Portos do Rio de Janeiro, Niterói, Itaguaí e Angra dos Reis, marcou presença no Fórum de Portos – III Seminário Desafios e Oportunidades nos Portos Brasileiros, realizado no Centro Cultural FGV (Fundação Getúlio Vargas), no Rio de Janeiro. O evento, promovido pela FGV em parceria com a Amcham, reuniu especialistas e autoridades do setor portuário com o objetivo de debater temas cruciais, como ambiente regulatório, operações portuárias, acessos portuários, inovação, transição energética e ESG, entre outros.

Martins faz abertura evento

Na abertura do encontro, o diretor-presidente da PortosRio, Francisco Martins, ressaltou as prioridades de sua gestão: “Em 2024, lançaremos um pacote significativo de novos arrendamentos portuários, além de investimentos em dragagem e, principalmente, em tecnologia de segurança portuária, incluindo equipamentos de monitoramento e o VTMIS (sigla inglesa para Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações) ”. 

Martins destacou a colaboração estreita com a Marinha do Brasil, abordando a ação coordenada das Autoridades Portuária e Marítima na Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que visa fortalecer a prevenção e o combate ao crime organizado: “Declaro meu compromisso junto ao Governo Federal de elevar os níveis de segurança nos Portos do Rio de Janeiro e de Itaguaí e de viabilizar o aumento da competitividade dos portos”.

plateia forum de portos fgv

Além do presidente da PortosRio, a abertura do evento também contou com a participação do presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, do secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, e do Chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Navais, Almirante Lampert. Um dos destaques do fórum foi a palestra de Eduardo Nery, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), que discorreu sobre os dez anos da Lei 12.815/2013.

Por ASSCOM

divisor