Nota de Esclarecimento

A PortosRio, como Autoridade Portuária responsável pelo Porto do Rio de Janeiro, sente-se compelida a rebater veementemente as declarações infundadas proferidas pelo deputado estadual Jorge Felippe Neto em seu vídeo intitulado “Narcos no Mar”, publicado em seu perfil do Instagram no último dia 25.

Gostaríamos de ressaltar que tais afirmações são completamente falsas e difamatórias. É importante deixar claro que nenhum funcionário da PortosRio esteve envolvido no esquema ilícito que foi alvo da recente operação “Novos Rumos” da Polícia Federal no Porto do Rio de Janeiro, ocorrida no dia 24, resultando na apreensão de cocaína e na prisão de criminosos. Essa informação pode ser facilmente confirmada junto às autoridades policiais competentes, que atestam a total isenção de nossos colaboradores nesse lamentável episódio.

Cabe salientar que a Polícia Federal tem realizado diversas apreensões em portos e aeroportos de todo o Brasil, e a PortosRio, através de sua Guarda Portuária, sempre colaborou de forma incansável com as autoridades competentes no combate ao tráfico de entorpecentes e à atuação de organizações criminosas em nossas instalações portuárias. Essa parceria sólida e transparente pode ser prontamente comprovada por meio de consulta às próprias autoridades policiais.

Ademais, a PortosRio tem dedicado recursos substanciais ao contínuo aprimoramento da segurança em nossos portos. Investimos em treinamento de pessoal e adquirimos tecnologias de ponta para garantir a máxima proteção de nossas instalações. A imprensa e nossos canais de comunicação têm divulgado amplamente essas iniciativas, refletindo nosso compromisso inabalável com a segurança. No Porto do Rio de Janeiro, contamos com o Centro de Comando e Controle de Segurança Portuária, equipamentos avançados, como câmeras ópticas e térmicas, lanchas, drones, controle automatizado de acesso, reconhecimento facial, radares, detecção de imagem por OCR, softwares e muito mais. Essas medidas são testemunho da seriedade e dedicação da Autoridade Portuária em garantir um amplo monitoramento para a prevenção de crimes.

Sentimo-nos profundamente ofendidos pelas acusações e o sentimento dos nossos funcionários é de indignação. Reiteramos nosso compromisso inabalável com a verdade, a transparência e a segurança dos nossos portos. Continuaremos a desempenhar nosso papel fundamental no desenvolvimento do setor portuário, do comércio exterior brasileiro e na proteção do interesse público.

Atenciosamente,

Álvaro Luiz Savio
Diretor-Presidente da PortosRio

divisor