Mais de 100 pescadores foram beneficiados em ação das Autoridades Portuária e Marítima na Baía de Guanabara

Pescadores

A 4ª edição da Ação Social dos Pescadores Artesanais, organizada pela PortosRio e pela Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ), reuniu mais de 100 pescadores na Baía de Guanabara, no último dia 24. Apoiado por diversas entidades, órgãos públicos e empresas privadas, o evento teve como objetivo conscientizar a comunidade pesqueira sobre a importância da regularização de suas embarcações, da segurança da navegação e salvaguarda da vida humana no mar, bem como apoiar os pescadores artesanais cadastrados para a ação com doações de materiais de pesca, segurança e proteção.  

Na abertura do evento, o Capitão dos Portos do Rio de Janeiro, Alessander Antunes Peixoto, explicou que cabe à Capitania apurar os acidentes e fatos da navegação que ocorrem na área de jurisdição da CPRJ e que grande parte dos inquéritos aponta que tais eventos, inclusive alguns com vítimas fatais, poderiam ter sido evitados com medidas simples de prevenção.  O Capitão dos Portos também destacou o trabalho da Guarda Portuária, que fiscaliza o canal de acesso ao porto, durante a noite, retirando os pescadores do local para evitar tragédias com navios: “O trabalho deles é essencial e salva a vida de muita gente”.

Nesse sentido, o superintendente da Guarda Portuária, José Tadeu Diniz, apresentou aos pescadores a atuação do Grupamento de Ações Extraordinárias (GAEX) no patrulhamento marítimo: “Promovemos a remoção de embarcações dos canais para minimizar o risco de acidentes e para não prejudicar o acesso dos navios na área do porto organizado, de responsabilidade da Autoridade Portuária, que autoriza a entrada e a saída desses navios, bem como a atracação e desatracação, fundeio e tráfego”.  

Em sua palestra, Marcelo Villas-Bôas, gestor de VTMIS (sigla inglesa para Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações) da PortosRio, ressaltou o esforço conjunto das Autoridades Portuária e Marítima, terminais, Praticagem e outros parceiros importantes, envolvidos no interesse comum de promover melhorias no acesso aquaviário ao Porto do Rio de Janeiro e no tráfego da Baía de Guanabara: “Nosso grupo trabalhou para viabilizar a navegação noturna de navios de grande porte no Canal de Cotunduba, que tem uma profundidade natural de 17,3 metros. Para isso, instalamos nova sinalização náutica e a Guarda Portuária precisa fazer esse trabalho de varredura do canal para liberar o acesso dos navios e evitar acidentes. Nós temos que conviver nesse espaço e é importante que os senhores, pescadores, tenham consciência que, quando alguém da Guarda Portuária avisa que vai passar um navio, é hora de tirar a rede, não deixa para a última hora, porque vai correr risco”.  

O evento aconteceu em duas embarcações. Na Jaçanan, foram ministradas palestras sobre “Navegação e Segurança no Canal”, “Sinalização Náutica e Navegação Noturna” e “Educação Ambiental” e realizados simulados sobre vazamento de óleo, primeiros socorros de homem ao mar e abalroamento. Já na balsa Camorim, ocorreram as vistorias para emissão de documentos e regularização das embarcações; a entrega de equipamentos doados, tais como: coletes salva-vidas, boias salva-vidas, luvas, lanternas e faixas adesivas reflexivas; e a distribuição de cestas básicas, brindes e cartilhas de boas práticas no mar.

A ação contou com os seguintes apoiadores: Airsea Logistics, Ambipar, AWS Service, Camorim, CFJ, COPPE-UFRJ, Cosan, Delima, Dialcar, Ecoboat, Environpact, Equipemar, Geobio, Girassol, Grupo Mapma, Hidromares, Ibama, Inea, Jarle, Locar, MacLaren Green Ports, Multiterminais Logística Integrada, Nobrudrone, Oceanboat Serviços Marítimos, Oceanpact, Orion Rodos, Petrobras, Posto Golfinho, Proteus, Raízen, Refit, RCS Subaquática, Renave, Rio Brasil Terminal, Praticagem-RJ, 3S Seashore Solutions, Shipping Consultoria – PSSA Porto, Sampaio Silva – Advogados, Sindario, Sindoperj, Soamar-Rio, Starnav Serviços Marítimos, Triunfo Logística, Ulysses Navegações & Wilson Sons.

Todos

Fotos: ASSCOM e Nobrudrone

divisor