PortosRio participa de recepção ao presidente da Embratur

Representantes da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil), de suas associadas Norwegian Cruise Line, MSC Cruzeiros e Costa Cruzeiros, juntamente com a PortosRio e o Terminal Internacional de Cruzeiros Pier Mauá recepcionaram o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, e equipe. O encontro aconteceu a bordo do navio Seven Seas Voyager, atracado no Porto do Rio de Janeiro, na última quarta-feira (15). 

Durante o evento, o diretor-presidente interino da PortosRio, Jean Paulo Castro e Silva, destacou as obras de dragagem realizadas pela Autoridade Portuária, que viabilizaram a atracação simultânea de navios de cruzeiros de grande porte, contribuindo para o sucesso da atual temporada. Também informou que estão em andamento as obras de ampliação e modernização do Cais da Gamboa, para viabilizar uma posterior dragagem de aprofundamento, que por sua vez permitirá a chegada de navios de maior porte, como os que estão programados para as futuras temporadas de cruzeiros. 

Em sua fala, Jean Paulo ainda ressaltou: "Nós estamos trabalhando com muita seriedade para ter um porto à altura da Cidade Maravilhosa e do Melhor Terminal de Cruzeiros da América Latina. Nossa infraestrutura permite que o passageiro de cruzeiros embarque e desembarque junto do terminal e já tenha acesso direto às atrações do Porto Maravilha, como o Museu do Amanhã, o AquaRio e a roda gigante Yup Star, além da estação de VLT, que dá acesso fácil às demais atrações da cidade."

Um dos pontos evidenciados no evento foi justamente a estrutura oferecida pelo Terminal Internacional de Cruzeiros Pier Mauá, no Porto do Rio de Janeiro, eleito o "Melhor Terminal de Cruzeiros da América Latina em 2022" pelo World Cruise Awards. Ao longo de sua trajetória, também já foi eleito sete vezes o "Melhor Terminal de Passageiros da América do Sul" pelo World Travel Awards.

Jean e Freixo

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, salientou a importância do encontro com representantes do setor de cruzeiros marítimos para traçar estratégias conjuntas, visando impulsionar o turismo brasileiro no exterior a partir deste segmento. A CLIA apresentou os números que ilustram o sucesso da temporada de cruzeiros 2022-2023, a maior dos últimos dez anos, que trouxe um impacto de mais de R$3 bilhões para a economia nacional, sendo mais de R$ 750 milhões para a cidade do Rio de Janeiro. 

Por ASSCOM

divisor