PortosRio realiza sua primeira reunião de acompanhamento estratégico

A PortosRio, que administra os Portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis, realizou sua primeira reunião de acompanhamento estratégico, na última sexta-feira (10). O encontro, que aconteceu no auditório da Autoridade Portuária, contou com a participação dos gestores da segunda camada de administração da empresa, os superintendentes das áreas finalísticas e das áreas meio.

Na abertura da reunião, o diretor-presidente interino da PortosRio, Jean Paulo Castro e Silva, discorreu sobre a importância do monitoramento e avaliação da execução da estratégia: “Tanto as ações planejadas como os indicadores de desempenho precisam ser acompanhados para sabermos se estamos no caminho certo para alcançar as metas e objetivos estratégicos planejados. É muito importante que a cultura de acompanhar a execução da estratégia por toda a equipe seja implementada na empresa, pois ela contribuirá muito para se alcançar a evolução desejada para a companhia no longo prazo”.

Em seguida, o superintendente de Gestão Estratégica da companhia, Luis Cesar Fonseca, apresentou cada um dos indicadores de desempenho, a partir dos quais as áreas apresentaram seus feedbacks sobre os resultados e foram deliberadas ações de correção.

Luis Cesar também apresentou os projetos, cuja execução está sendo monitorada no sistema de gestão dos projetos, por meio do qual se faz o controle do andamento das ações que compõem os projetos estratégicos. Na oportunidade, os gestores apresentaram os projetos estratégicos de cada área e puderam identificar gargalos comuns à execução, que devem ser trabalhados pela alta administração para destravar entraves à execução da estratégia. 

As reuniões de acompanhamento estratégico deverão acontecer regularmente no intuito de discutir o andamento das ações e compartilhar as informações entre os gestores das mais diversas áreas, com vistas a aperfeiçoar o processo de gestão estratégica da companhia.

Por ASSCOM

divisor