Docas do Rio passa por supervisão ministerial

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), que administra os Portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis, recebeu uma equipe do Ministério da Infraestrutura (MInfra), nos dias 5 e 6 de abril, para a realização da Supervisão Ministerial Programada. O procedimento, para o biênio 2022 /2023, tem por objetivo o aprimoramento da gestão dos órgãos vinculados, além de orientação, coordenação, controle e avaliação das atividades finalísticas e dos comportamentos administrativos na área de competência do MInfra. 

A abertura das atividades foi realizada pelo diretor-presidente da Docas do Rio, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, e a programação da visita incluiu apresentações, reuniões temáticas e discussões sobre boas práticas. Para o presidente Laranjeira, essa ação do MInfra, na condição de órgão supervisor, é na verdade uma parceria de grande valor: “A Supervisão Ministerial vem para verificar resultados, avaliar a eficiência da gestão e buscar o aprimoramento da nossa governança. Com o apoio do MInfra, temos conseguido avançar em fluxos e processos, nas medidas para conformidade e redução de riscos, no equilíbrio das contas, na inovação tecnológica, entre outras conquistas importantes para o crescimento da companhia”.

Pela Autoridade Portuária, também participaram os diretores de Gestão Portuária, Mário Povia; de Negócios e Sustentabilidade, Jean Paulo Castro e Silva; e Administrativo-Financeiro, Indalecio Castilho Villa Alvarez. Estiveram presentes ainda os gestores responsáveis e envolvidos nos assuntos em pauta, tais como: Auditoria Interna; Governança, Integridade, Gestão de Riscos e Corregedoria; Ouvidoria; Tecnologia da Informação; Aspectos Contábeis e Execução Orçamentária; Bens Móveis e Imóveis; Passivos; Gestão e Fomento; e Sustentabilidade.  

Coordenada pela secretária de Conformidade e Integridade do MInfra, delegada de Polícia Federal Fernanda Costa de Oliveira, a Supervisão Ministerial contou com uma equipe composta também por representantes da Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração; Subsecretaria de Sustentabilidade; Subsecretaria de Gestão Estratégica, Tecnologia e Inovação; Ouvidoria; Assessoria Especial de Controle Interno; Consultoria Jurídica; e Secretaria de Fomento, Planejamento e Parcerias.  

Saiba mais – A Supervisão Ministerial Programada, que foca em visitas in loco, na análise de documentos, fluxos e processos, a fim de identificar vulnerabilidades nos órgãos vinculados ao MInfra, é um dos pilares do programa Radar Anticorrupção, uma iniciativa do MInfra desenvolvida em cooperação com outros órgãos federais. O programa tem o objetivo de aprimorar a gestão pública a partir da adoção de medidas voltadas à prevenção, à supervisão e ao enfrentamento de riscos de fraude e de corrupção no MInfra.

Por ASSCOM

divisor