PortosRio destaca novas perspectivas para os portos públicos do Rio de Janeiro no XVI Congresso dos Portos de Língua Portuguesa
A PortosRio participou do XVI Congresso dos Portos de Língua Portuguesa, realizado na cidade de Lobito, Angola, entre os dias 2 e 4 de outubro. O evento, promovido pela Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP), reuniu autoridades, dirigentes e especialistas do setor portuário dos países lusófonos para debater o tema “Sustentabilidade Portuária e Economia Azul”, estimulando a integração entre os portos de língua portuguesa, o intercâmbio de experiências e o fortalecimento das relações institucionais e comerciais entre os países-membros.
O diretor-presidente da PortosRio, Flavio Vieira, integrou o Painel II – Conectividade e Investimentos em Infraestruturas, apresentando o tema “Novas Perspectivas para os Portos do Rio de Janeiro”. Durante sua exposição, Vieira destacou os avanços na modernização da infraestrutura e os projetos voltados à sustentabilidade e à eficiência operacional, como o calado dinâmico (ReDRAFT), o novo sistema VTMIS/LPS, o reforço do cais da Gamboa, no Porto do Rio de Janeiro, e o Centro de Excelência em Transição Energética, que será implantado no Porto de Itaguaí. A apresentação reforçou o papel estratégico dos portos públicos do Estado do Rio de Janeiro na logística nacional e no comércio exterior brasileiro.
“A conectividade é a base da competitividade portuária. Temos buscado integrar nossos portos às cadeias logísticas nacionais e internacionais por meio de investimentos em infraestrutura e inovação tecnológica. Todos os nossos portos estão em franca expansão e com aumento gradativo da movimentação de cargas. A economia azul é o vetor que orienta a nossa visão de futuro, unindo crescimento econômico, preservação ambiental e desenvolvimento social”, destacou Flavio Vieira.
O Conselheiro da APLOP, José Luís Cacho, ressaltou a importância da continuidade do trabalho conjunto entre os países de língua portuguesa: “A APLOP está em boas mãos e dei toda a minha colaboração para unir e projetar os portos de língua portuguesa. Hoje, a APLOP é um espaço importante em prol da cooperação mútua e do desenvolvimento dos portos dos nossos países irmãos”, afirmou José Luís Cacho.
O Congresso reuniu representantes de Angola, Brasil, Portugal, Moçambique, Cabo Verde, entre outros países lusófonos, e contou com a participação de cerca de 200 pessoas presencialmente, além de dezenas de participantes virtuais, reforçando sua abrangência e o caráter colaborativo do encontro. Além das palestras e reuniões, a programação incluiu uma visita técnica ao Porto de Lobito.
Durante o evento, foi realizada a XVI Assembleia Geral da APLOP, na qual o diretor-presidente da PortosRio foi eleito presidente da Assembleia Geral da Associação. Na ocasião, também ficou definido que o XVII Congresso dos Portos de Língua Portuguesa será realizado no Rio de Janeiro, na segunda quinzena de novembro de 2026.
Por ASSCOM
