Open Data


Nesta seção é divulgado o Plano de Dados Abertos (PDA) no âmbito da Companhia Docas do Rio de Janeiro.

 

Em função da CDRJ ser uma empresa pública da administração indireta, fora do escopo definido pelo Decreto nº 8.777/2016, o Plano de Dados Abertos (PDA) não se aplica.


Bibliografia:

 

Guia de PadronizacaoGuia de Padronização de Informações nos sites das Empresas Estatais - 2ª Ed (PDF, 671.83 KB). 1  
Secretaria de Coordenação e Governança de Empresas Estatais - SEST

(1) indicado pela OUVGER

Apresenta guia para implementação de páginas de transparência nos portais das empresas estatais federais na internet, indicando os documentos de gestão que deverão ser publicados segundo o respectivo enquadramento jurídico e societário, considerando os requisitos de transparência estabelecidos na Resolução CGPAR nº 5/2015, nas Leis nº 12.527/2011 e 13.303/2016 e nas demais normas aplicáveis, com vistas a facilitar a localização e o acesso às informações de interesse da sociedade nesses portais. Destaque para o Item 4 - FORMATO DA DIVULGAÇÃO, que trata dos formatos abertos de documentos publicados em portais na Internet e niveis de restrição. Leia mais (PDF, 671.83 KB)

 

 

 

GTA - Guia de Transparência AtivaGuia de Transparência Ativa (GTA) para os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal - 6ª Ed. (PDF, 2.09 MB) 2   
Controladoria Geral da União - CGU

(2) indicado pela OUVGER

Introdução da Obra:: O Guia de Transparência Ativa para Órgãos e Entidades do Poder Executivo Federal é uma compilação de obrigações, elaborado pela Controladoria Geral da União (CGU), cujo objetivo é auxiliar no correto cumprimento das obrigações previstas na Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 - Lei de Acesso à Informação (LAI) e demais normas que regem o assunto. Leia mais

 

 

 

Dados Abertos - GovernoManual de Dados Abertos: Governo (PDF, 645.6 KB) 

Este manual foi projetado para governos que querem abrir dados, mas pode ser usado por qualquer pessoa que queira saber mais dos aspectos técnicos, sociais e políticos dos dados abertos. Aqui se discute por que abrir dados, o que são dados abertos e como abrir dados de governo.
Essa é a primeira publicação resultante do acordo de cooperação técnico-científica entre o Laboratório Brasileiro de Cultura Digital e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

 

 

 Guia de Abertura de Dados (PDF, 264.87 KB) - 2ª ed. 15/05/2012 

Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal (Wiki)


Links úteis
PORTAL BRASILEIRO DE DADOS ABERTOS

Manuais e Documentos úteis

Base de Conhecimento da CGU