Simulado do plano de emergência do Porto do Rio de Janeiro mobiliza arrendatários e operadores portuários

Na última quinta-feira (17), o Porto do Rio de Janeiro realizou o Exercício de Planejamento e Mobilização de Equipamentos do Plano de Emergência Individual (PEI). O simulado foi coordenado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), em parceria com os arrendatários e operadores portuários, com a participação do grupo Bravante-Hidroclean, responsável pelo Centro de Atendimentos a Emergências (CAE) do porto.  

A superintendente de Sustentabilidade do Negócio da Docas do Rio, Gabriela Campagna, informou que “para o simulado, os arrendatários e operadores escolheram a hipótese de derramamento de óleo combustível para que fossem treinados a atender a emergências de um acidente ambiental de grande monta”.  

No exercício, foi abordado o cenário II do PEI da Autoridade Portuária, com a hipótese acidental #8. O gerente de Meio Ambiente da Docas do Rio, William Lobosco, descreveu o cenário hipotético: “No armazém 18 do Porto do Rio de Janeiro, durante manobra de atracação do navio CBO Cabrália com auxílio de rebocadores, devido a uma colisão com o cais, houve ruptura do costado e do tanque do navio, causando o vazamento instantâneo de até 400 m³ de óleo combustível MF-380 para o mar”.

Segundo a gerente de Riscos de QSMS (Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde) da Docas do Rio, Jussara Mendes, “estiveram presentes no exercício os coordenadores das Ações de Resposta da Autoridade Portuária e das seguintes empresas: Triunfo Logística, MultiRio, Pier Mauá, ICTSI-Rio, Ultracargo/Tequimar, Iconic, Refit, Terminal de Trigo do Rio de Janeiro (TTRJ) e Pennant”. Também participou do simulado a equipe técnica de Atendimento a Emergências Ambientais do Instituto Estadual do Ambiente (CEAM/INEA). 

Saiba mais – O PEI é um documento que contém as informações relativas às ações em casos de emergência de acidentes ambientais e descreve os procedimentos de resposta da instalação (portos organizados, instalações portuárias, terminais, dutos, sondas terrestres, plataformas e suas instalações de apoio, refinarias, estaleiros, marinas, clubes náuticos e instalações similares) a um incidente de poluição por óleo, em águas sob jurisdição nacional, decorrente de suas atividades. 

Acesse AQUI o PEI de cada um dos portos administrados pela Docas do Rio 

Por ASSCOM

divisor