Porto de Itaguaí recebe Prêmio ANTAQ por maior evolução no Índice de Desempenho Ambiental

O Porto de Itaguaí, administrado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), ganhou o Prêmio ANTAQ 2022 como 1° colocado na categoria de “Maior evolução anual do Índice de Desempenho Ambiental”, entre os portos públicos. A 5ª edição do evento, promovido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), aconteceu na última quinta-feira (10), no Clube Naval de Brasília-DF.  

A cerimônia de abertura contou com discursos do diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery; do diretor-substituto, Alexandre Lopes; e da diretora Flávia Takafashi, além do ministro de Infraestrutura, Marcelo Sampaio. Também estava presente o titular da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), Mário Povia. Em seguida, foram entregues diversos prêmios de quatro grandes categorias: “Iniciativas Socioambientais”, “Artigos Técnico-Científicos”, “Conformidade Regulatória” e “Índice de Desempenho Ambiental (IDA)”.  

Na categoria IDA, as Autoridades Portuárias dos portos organizados e os Terminais de Uso Privado (TUPs) são avaliados em duas modalidades: Maior Índice de Desempenho Ambiental e Maior Evolução Anual do Índice de Desempenho Ambiental. O Porto de Itaguaí se destacou nesta última, com a maior variação positiva do IDA em 2021. O segundo lugar foi para o Porto do Forno e a terceira posição ficou com a Portos RS. O diretor-presidente da Docas do Rio, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, e a superintendente de Sustentabilidade do Negócio da companhia, Gabriela Campagna, receberam o troféu pelas mãos do diretor Alexandre Lopes.  

O presidente Laranjeira parabenizou a todos os envolvidos pela conquista e ressaltou que “essa premiação evidencia o alto nível técnico na gestão da companhia, cada vez mais alinhada às melhores práticas, e demonstra a preocupação da Autoridade Portuária com o meio ambiente e a relação porto/cidade”. Para Gabriela Campagna, “o prêmio é fruto do esforço da gestão em atender aos padrões estabelecidos como referência na área de sustentabilidade ambiental, estimulando os empregados, arrendatários e demais parceiros da comunidade portuária a buscarem atingir o mesmo objetivo”.  

Saiba mais  

Segundo informações da ANTAQ, a premiação, cuja 1ª edição aconteceu em 2016, visa reconhecer as empresas atuantes nas atividades de prestação de serviços e de exploração da infraestrutura de transportes aquaviários, que promovem iniciativas socioambientais para o aprimoramento do atendimento das demandas da sociedade e para o aumento da eficiência e sustentabilidade. O prêmio também visa incentivar as melhores ações relacionadas à operação e à gestão do setor, além de fomentar a pesquisa e a produção técnico-científica.

O IDA foi implementado pela agência reguladora em 2012 e é composto por 38 indicadores relacionados a conformidades legais e de boas práticas em gestão ambiental, saúde e segurança de operações, sendo uma referência no setor aquaviário brasileiro. Entre os indicadores avaliados pelo IDA estão a situação da licença ambiental e a existência de licença de operação, quantidade e qualidade de técnicos no núcleo ambiental, prevenção de riscos, auditoria ambiental, ação de retirada de resíduos de navios, consumo e eficiência no uso de energia, monitoramento da fauna e da flora e planos de contingência de saúde.  

Por ASSCOM

divisor