Docas do Rio participa de congresso portuário e apresenta artigo sobre desenvolvimento sustentável nos portos

Representantes da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Autoridade Portuária que administra os Portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis, estão participando do IX CIDESPORT – Congresso Internacional de Desempenho Portuário, que acontece em Florianópolis-SC desde a última quarta-feira (9). O evento, promovido pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade de Valência, tem por objetivos estimular a discussão sobre o desempenho do setor portuário, disseminar as boas práticas de gestão do setor e promover maior integração entre a comunidade científica e os gestores portuários.  

O último dia do CIDESPORT, nesta sexta-feira (11), será dedicado aos artigos científicos e relatos técnicos. A superintendente de Sustentabilidade do Negócio da Docas do Rio, Gabriela Campagna, e a técnica portuária Fernanda Borges, que é mestre em Gestão Ambiental, apresentarão o artigo científico “Desenvolvimento Sustentável nos Portos do Rio de Janeiro: a Agenda 2030 como modelo de negócios”.  

Segundo Gabriela Campagna, “o artigo tem a finalidade de apresentar o compromisso público firmado pela companhia para a implantação das ações presentes na Agenda 2030, que alinham o crescimento econômico da empresa aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, visando o atingimento do objetivo estratégico de "Tornar-se um Porto Verde” e contribuindo, desta forma, para a transformação sistêmica do universo portuário em direção à sustentabilidade”. 

Esta apresentação será on-line, via plataforma Zoom. Conforme o cronograma do evento, será a última do bloco a ser realizado das 13h30 às 16h. Os interessados poderão assistir acessando a sala 1 pelo link https://animaeducacao.zoom.us/j/86431969312 

 

Saiba mais sobre o evento 

Na terça-feira (dia 8), antes da abertura do CIDESPORT, foi realizada uma visita técnica ao Porto de Paranaguá-PR. No 1º dia do congresso (dia 9), foram apresentados temas, tais como: “O setor portuário frente ao novo ciclo governamental”; “ESG (Environmental, Social and Governance) aplicado ao Setor Portuário”; “Desempenho portuário”; “A parceria entre o setor portuário e instituições de ensino”; e “A sustentabilidade e a Segurança Portuária”. O painel de abertura do 2º dia do evento (dia 10) foi sobre “O setor portuário na Visão do Governo Federal”, do qual participou Mário Povia, titular da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA/MInfra) e ex-diretor de Gestão Portuária da Docas do Rio. Neste dia, também foram debatidos outros assuntos como “O futuro das commodities Minério de Ferro, Soja e Celulose” e “Inovação Portuária”.

A comitiva da Autoridade Portuária ao congresso foi integrada pelos seguintes gestores e profissionais: o superintendente de Gestão Portuária do Rio de Janeiro e Niterói, Leandro Lima; o superintendente de Planejamento e Desenvolvimento de Negócios, Pablo Fonseca; o gerente de Fiscalização de Operações do Porto do Rio de Janeiro, João Paulo Limenzo; a gerente de Fiscalização de Operações do Porto de Itaguaí, Cíntia Castro; o gestor de VTMIS, Marcelo Villas-Bôas; a gerente do Porto de Niterói, Aline Moriggi; o gerente de Planejamento de Negócios, Rafael Pina; a gerente de Riscos de QSMS, Jussara Mendes; e o especialista portuário, Handley Corrêa. 

Veja AQUI (PDF, 561.44 KB) o cronograma completo de apresentação de artigos científicos e relatos técnicos aprovados para o IX CIDESPORT 2022.

 

Por ASSCOM

divisor