PortosRio participa de cerimônia para anunciar o início da dragagem do Canal de São Lourenço com a presença do presidente Lula

A PortosRio, responsável pela administração do Porto de Niterói, marcou presença na cerimônia que anunciou o início da dragagem do Canal de São Lourenço. O evento, realizado nesta terça-feira (2), contou com as ilustres presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e pelo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo.

PALCO CERIMONIA DRAGAGEM NITEROI

Realizada nas instalações do próprio porto, a solenidade foi prestigiada pelo presidente da PortosRio, Francisco Martins, que reafirmou o compromisso da Autoridade Portuária com o desenvolvimento do porto. Dentre as autoridades políticas presentes estavam o Prefeito de Niterói, Axel Grael, o vice-prefeito Paulo Bagueira, o secretário-executivo Rodrigo Neves, o governador Cláudio Castro, o secretário de Portos e Transportes Aquaviários, Alex Sandro de Ávila, além de deputados e representantes de entidades.

CERIMONIA PORTO DE NITEROI INICIO DRAGAGEM

A dragagem do Canal de São Lourenço tem como principal objetivo o aprofundamento do canal para até 11 metros e do calado operacional do Porto de Niterói para até 9 metros. Esse avanço possibilitará a atracação de embarcações de maior porte, ampliando as oportunidades para as atividades de apoio offshore desenvolvidas pelo porto, além de possibilitar a exploração de novas operações portuárias e potencializar a indústria naval da região.

As obras têm previsão para iniciar ainda neste semestre, com duração estimada de 15 meses. O investimento total é de R$ 146 milhões. O consórcio vencedor da licitação é composto pelas empresas DTA Engenharia Ltda e SK Infraestrutura Ltda.

MARTINS COM LULA

Durante o evento, o presidente da PortosRio, Francisco Martins, enalteceu a atuação do presidente Lula em priorizar o setor portuário e a indústria naval e expressou sua determinação em liderar a instituição rumo a novos horizontes: “Aceitei o desafio de presidir a PortosRio e fechamos o mês de março com a execução orçamentária maior que o ano passado todo. Agradeço ao ministro Silvio pela confiança e pela oportunidade de trabalhar pela melhoria da infraestrutura portuária e pelo crescimento dos nossos portos”.

LULA COM O MINISTRO SILVIO

O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ressaltou a importância do projeto para o desenvolvimento econômico da região: “O presidente Lula mais uma vez vai revitalizar a indústria naval, gerando emprego e renda para toda a região. Estou confiante que o Brasil voltou nas mãos do presidente Lula.”

DISCURSO LULA

O presidente Lula enfatizou sua longa trajetória de compromisso com a indústria naval brasileira desde o seu primeiro governo e ressaltou: "Vamos recuperar a indústria naval do Rio de Janeiro para gerar empregos e desenvolvimento e a dragagem vai alavancar esse crescimento". A cerimônia foi marcada por otimismo e pela parceria entre governos federal, estadual e municipal em prol do progresso econômico e social.

LULA COM OS PETROLEIROS

Por ASSCOM

divisor